Louros na cabeça errada
No dia 13 de janeiro deste ano, o jornalista Merval Pereira do jornal O Globo, publicou sua coluna com o título “Bons exemplos” falando da crise da Segurança Pública no país que estava servindo também para colocar em destaque, contrastando com as tragédias ocorridas em Manaus e em Roraima, experiências bem-sucedidas em alguns estados.
Louros na cabeça errada II
No embalo do seu artigo, Merval credita ao governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, exemplo de reversão de uma situação crítica, que em 2010 chegou ao ponto de ser denunciado na ONU pelas péssimas condições carcerárias. Segundo o texto, mesmo adotando uma política de austeridade fiscal rigorosa, o estado alcançou a menor taxa de homicídios dos últimos 28 anos e tem hoje um sistema prisional que praticamente não tem déficit de vagas.
Louros na cabeça errada III
Acredito que, não por culpa do Merval Pereira, ele cometeu uma injustiça muito grande com o ex-governador Renato Casagrande sobre os números positivos da Segurança e do Sistema Prisional do Espírito Santo ao creditar ao Paulo Hartung, o sucesso da segurança no Estado. Quem passou essa informação para Merval não deve morar no Espírito Santo, nunca esteve aqui e nunca leu a verdade sobre o Estado entre 2003 e 2017.
Louros na cabeça errada IV
O governador Paulo Hartung no seu mandato de 2003 a 2010, não investiu nada no setor da Segurança Pública por falta de política pública para o setor. E como o próprio Merval lembrou no seu artigo, Paulo Hartung em 2010 foi denunciado na ONU pelas péssimas condições carcerárias e porque as facções criminosas mandavam nos presídios. As mortes nos presídios foram horripilantes, no período de 2003 a 2010, com seres humanos esquartejados que nem animais. Era pior de que em Manaus e em Roraima.
Louros na cabeça errada V
Mas agora vão entender onde quero chegar! Foi ao ver na televisão de que na última quinta-feira às 23 horas, Paulo iria ser entrevistado pela jornalista Mirian Leitão, ancora da Rede Globo aqui em Vitória. Preferi não assistir a entrevista, porque conheço bem a situação e não quis me decepcionar. Procurei nem ler e nem ouvir os comentários nas redes sociais de quem assistiu a entrevista, nem assistir aos panelaços dos meus vizinhos.
Louros na cabeça errada VI
Para refrescar a memória de quem lê a minha coluna, foi o ex-governador Renato Casagrande (PSB) que, diante dessa malha social destruída entre 2003 e 2010, dedicou-se a retirar os capixabas dessa vergonha prolongada no seu mandato de 2011 a 2014, com o programa Estado Presente. Do alto índice de homicídios aos maus tratos medievais no sistema prisional, a Grande Vitória recuou na violência e muito mais a maioria dos 78 Municípios do Estado. O menor índice de superlotação nos presídios aconteceu, justamente, entre 2011 a 2014, no governo Renato Casagrande. Os louros estão na cabeça errada.
Cabeça do Garcia
Os deputados estaduais Teodorico Ferraço, José Esmeraldo e Da Vitória iniciaram uma campana para que o governador exonere o Secretário de Segurança, André Garcia. O motivo é a inabilidade e o desequilíbrio do secretário nas negociações com a PM.
Deputado Evair
Para facilitar a vinda de tropas federais para o Estado o Deputado Federal Evair de Melo esteve no Ministério da Defesa com o Almirante Ademir Sobrinho, que é o oficial responsável pelo envio das tropas federais. Depois esteve com o ministro interino da Justiça, José Levy do Amaral. Evair pediu o aumento do efetivo das tropas, principalmente para o interior, com uso de helicópteros e aviões da FAB. O deputado solicitou também que sejam enviadas equipes médicas para auxiliar/colaborar com atendimento nos hospitais capixabas. Isso seria fundamental para dar suporte ao corpo médico dos hospitais da Grande Vitória e do interior.
Culpados pela greve da PM
O Secretário de Segurança, André Garcia e o comandante geral da PM coronel Nylton Rodrigues anunciaram indiciamento de 703 militares aquartelados como responsáveis pela greve da PM. São cabos, soldados e sargentos acusados de crime de revolta, que pode dar até 20 anos de prisão e resultar na expulsão do profissional da corporação. Os oficiais da PM vão ficar impunes?
Sabatinados
Há quem diga que a sabatina dos candidatos ao Supremo Tribunal Federal – STF pelo Senado não passa de protocolo. Corrobora isso o fato de que há um século não se rejeita um indicado. Mas nem sempre o interrogatório corre placidamente. Com o governo já depauperado, o último a integrar a Corte, ministro Edson Fachin, passou por longas 11 horas de questionamentos.
Supremo constrangimento
Falando em memória, recordamos os descabidos comentários recebidos pela primeira mulher a integrar a Corte Suprema. Ellen Gracie recebeu votos durante a sabatina levando em conta “beleza”, “charme”, e “elegância física”. Mas pior mesmo foi quando um parlamentar, médico, disse que como ginecologista, aprendeu a lidar “de perto com as mulheres, a entender muito profundamente a sensibilidade feminina”.
ES é o pior em Saneamento
Com base em estudos sobre o saneamento no Brasil, na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado do Espírito Santo tem o pior índice do estudo no que se refere ao número de domicílios sem qualquer tipo de tratamento de esgoto, que mais do que dobrou entre 2014 e 2015 (104,1% de aumento), passando de 0,1% (1.764) para 0,3% (3.600).
ES é o pior em Saneamento II
O Espírito Santo registrou o maior aumento percentual de domicílios da região Sudeste, de 3,2%, o que equivale a 42.451 residências a mais, e o maior aumento do número de domicílios com abastecimento de água por rede (2,7% = 31.293), mas se manteve na penúltima posição da região. E essa cobertura aumentou menos do que a quantidade de domicílios, baixando o percentual de cobertura, de 87,5% em 2014 para 87,1% em 2015.
ES é o pior em Saneamento III
A pesquisa faz um comparativo entre os anos de 2014 e 2015, apresentando dados de todos os estados e o Distrito Federal e também das cinco regiões. O Sudeste apresentou os melhores índices, mas, entre os quatro estados da região, o Espírito Santo amargou a maioria das piores posições nos sete itens analisados. O estudo é em referência aos dez anos da publicação da Lei do Saneamento Básico (Lei nº 11.445), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).
“Cunhada é parente”
Ameaça contra cunhada se enquadra na lei Maria da Penha. Entendimento é do TJ/SC ao manter condenação contra homem por ameaça a sua cunhada. O desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho, relator, afirmou : “A cunhada é parente por afinidade em segundo grau na linha colateral (art. 1.595, § 1º, do Código Civil). Assim, possível considerá-la inserida no âmbito familiar.”
“Cunhada não é parente”
A propósito do parentesco com cunhados, lembremos da campanha de Brizola, cujo slogan ficou registrado na política brasileira. Em 1965, Leonel Brizola não pôde se candidatar a presidente porque era cunhado do ex-presidente Joao Goulart. Daí, seus correligionários protestavam: “Cunhado não é parente, Brizola pra presidente !”.
Cabeça do Garcia
Os deputados estaduais Teodorico Ferraço, José Esmeraldo e Da Vitória iniciaram uma campana para que o governador exonere o Secretário de Segurança, André Garcia. O motivo é a inabilidade e o desequilíbrio do secretário nas negociações com a PM.
Curiosidade infernal
Advogados, membros do judiciário e defensores dos direitos humanos são vítimas preferenciais de ameaças e de mortes no Estado do Espírito Santo. Não se pode esquecer dos extermínios de ‘bandidos’, ou seja, detentos, egressos e pobres. O bico vai pegar, pois mais de 125 ‘bandidos’ foram assassinadas na greve da PMES.
Coluna publicada na página 02 da edição do Jornal O PIONEIRO 12 de fevereiro de 2017