Esforço concentrado
Em menos de 20 dias de mandato o prefeito Guerino Luiz Zanon (PMDB) percorreu as 18 Unidades de Saúde da região central para tomar conhecimento de perto da situação da Saúde no município, não obstante o mesmo esforço que vem fazendo o Secretário da pasta, Valdir Massucatti e sua equipe, considerando as reclamações herdadas da gestão anterior. As duas últimas visitas foram às Unidades do bairro Aviso e no Centro da cidade, terça-feira, 17. Mas a ação do prefeito Guerino Zanon não se concentra só na área de Saude. Ele se reuniu no início da semana, num café da manhã, com pelo menos 600 servidores das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos, juntamente com o titular da pasta, João Cleber Bianchi. O objetivo é mostrar aos servidores que a atual gestão precisa regularizar os serviços públicos em benefício da população o quanto antes. Na oportunidade Guerino Zanon agradeceu o empenho dos servidores depois de elogiar o trabalho deles nessa tarefa de “reconstruir Linhares”..
Financiamento estudantil
•• Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem efetivar a renovação de seus contratos no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) desde a ultima segunda-feira, dia 16. Este ano o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anteciparam a abertura do sistema para evitar transtornos aos alunos. Cerca de 1,39 milhão de contratos devem ser aditados neste primeiro semestre. “O prazo para realizar os aditamentos vai até 30 de abril, mas é importante que os estudantes garantam a renovação de seus contratos antes mesmo do início das aulas”, afirma o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro.
Feiras agroecológicas
•• Quem não abre mão de ter em casa alimentos saudáveis pode comemorar. Mais quatro municípios capixabas vão receber Feiras Agroecológicas e Orgânicas: Guarapari, na Grande Vitória; Cachoeiro de Itapemirim, no Sul; Linhares, no Norte; e Colatina, no Noroeste. Os produtos comercializados são cultivados sem o uso de agrotóxicos. Segundo planejamento da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), as feiras serão implantadas ainda no primeiro semestre com o objetivo de ampliar este circuito no Espírito Santo. As cidades que vão receber as feiras agroecológicas neste ano são Linhares, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari. Nelas são comercializadas verduras, frutas, legumes e produtos da agroindústria familiar, como pães, bolos e biscoitos, todos produzidos com ingredientes sem agrotóxicos.
Reforma da previdência
•• Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que 47% dos brasileiros reprovam a reforma da previdência. Apesar da maioria ser contra a reforma, 60% admitem não ter mudado sua maneira de agir com relação à aposentadoria, especialmente por não terem refletido sobre o assunto (28%). Entre os 40% que alteraram o modo de pensar, o aumento da importância do planejamento da aposentadoria é a principal mudança (20%), principalmente entre os entrevistados das classes A e B. Entre os que desaprovam a reforma, 28% dizem que depois de tantos anos trabalhando a pessoa merece se aposentar cedo e ter um tempo de descanso e 25% desaprovam porque a proposta discutida irá prejudicar quem já trabalhou mais de 30 anos.
Reforma da previdência II
•• Já para os que aprovam a reforma (20%), o principal argumento é que o número de pessoas mais velhas está crescendo e, se essas medidas não forem realizadas, a previdência não conseguirá se sustentar a longo prazo, prejudicando assim quem se aposentará futuramente (50%); 18% dizem que a mudança tornará o sistema mais justo, eliminando as diferenças entre funcionários públicos e da iniciativa privada e 13% afirmam que as pessoas estão vivendo mais e com mais saúde e, por isso, podem ser produtivas por mais tempo. “Independente de questões contrárias ou favoráveis à reforma da previdência, as instituições, lideranças políticas e sociedade civil sabem que é imprescindível discutir o assunto. Dados do IBGE estimam que até 2030 o país terá 41,5 milhões de idosos, ou seja, em torno de um em cada cinco brasileiros vai depender da União para se sustentar quando parar de trabalhar”, diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Coluna publicada na página 06 da edição do Jornal O PIONEIRO 19 de janeiro de 2017