O Vereador Ricardo Bonomo, presidente da Câmara Municipal de Linhares, tem esquentado a cabeça para resolver os pepinos que herdou de seu antecessor, principalmente no que diz respeito às rescisões contratuais.
Recessão
•• O Brasil ainda vive sua pior recessão dos últimos vinte anos e os impactos sentidos pela indústria, comércio e serviços resultam em uma taxa de desemprego que se aproxima dos 20%, levando em conta quem está sem trabalho e procura por emprego, quem tem empregos com poucas horas semanais ou aqueles que já desistiram da busca. A pesquisa “O desemprego e a busca por recolocação profissional no Brasil”, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela ‘Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), investiga qual o perfil dos desempregados, os motivos que levaram ao desemprego, as consequências na vida familiar e as medidas adotadas para encontrar nova colocação no mercado. O estudo mostra que sete em cada dez desempregados (68%) estão dispostos a ganhar menos do que recebiam no último emprego, principalmente os homens (74%) e os que pertencem às classes C, D e E (70%).
Recessão II
•• As principais justificativas nestes casos são que o que importa atualmente é arrumar um emprego para pagar as despesas (29%) e que o importante é voltar ao mercado de trabalho (25%). Por outro lado, 32% não estão dispostos a receber menos, principalmente as mulheres (36%) e os que pertencem às classes A e B (44%), sendo a razão mais citada o fato de encararem o salário menor como regressão profissional (15%), seguido da possibilidade de ser difícil voltar ao patamar salarial que possuía antes (12%). O levantamento revela que, considerando aqueles que participaram de ao menos uma entrevista desde que estão desempregados, 50% chegaram a recusar alguma proposta, sendo que 20% o fizeram porque a remuneração e/ou benefícios eram insuficientes, enquanto 10% alegam que o local era muito distante de casa.
Mais tempo
•• Quarta-feira, 15, o Governo do Estado solicitou ao Governo Federal a prorrogação do decreto estendendo a permanência do Exército no Espírito Santo por mais 20 dias. Mas o Governo Federal só autorizou que os mais de três mil militares só permaneçam no Estado por mais uma semana. Com isso o prazo termina quinta-feira, 23, antes do Carnaval.
Educação é prioridade
•• O ministro da Educação, Mendonça Filho, defendeu, na última quinta-feira, dia 16, um consenso nacional em torno da educação. “A educação é prioridade e tem de estar acima de filiação partidária ou ideológica”, disse, durante a sanção da Lei do Novo Ensino Médio, pelo presidente da República Michel Temer, no Palácio do Planalto. No ato da assinatura, Temer lembrou das mudanças implementadas em sua gestão: “Este é um governo de reformas, um governo de ousadias; porém, ousadias responsáveis e necessárias, para que o país possa prosperar”, dissse. “A reforma no ensino médio é apenas uma das reformas que estamos querendo aprovar. A educação é fundamental e é por isso que, no próximo orçamento, teremos mais R$ 10 bilhões para o setor.”
A Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, agora transformada em lei, foi aprovada na última semana, no Senado Federal, por 43 votos a favor, 13 contra e nenhuma abstenção. Entre as principais mudanças estão a flexibilização curricular, a ampliação da carga horária e a formação técnica na grade do ensino médio. A reforma ainda prevê política de indução da escola em tempo integral.
Salão do artesanato
•• A Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) está com inscrições abertas para a participação de artesãos capixabas na nona edição do Salão do Artesanato de Brasília, no Distrito Federal, que acontece entre os dias 29 de março e 02 de abril. Os interessados têm até o dia 23 de fevereiro para participar do chamamento realizado pela Setades. O subsecretário de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Alessandro Comper, lembra que a medida busca divulgar o trabalho dos artesãos e contribuir com o posicionamento deles no mercado. “O nosso trabalho está focado em realmente contribuir para a projeção e a autonomia dos artesãos capixabas. Estamos com diálogo aberto promovendo iniciativas que atendam às demandas e expectativas.”
Investigadores
•• A partir desta segunda-feira (20), os 50 novos investigadores de polícia vão reforçar o efetivo em várias unidades da Polícia Civil. Isso porque, quinta-feira, 16, foi divulgada a lista dos locais onde passarão a exercer suas atividades. A localização foi apresentada durante uma reunião realizada no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória. Dos 50 novos policiais, 43 foram localizados no interior do Estado e o restante irá atuar na Região Metropolitana. “Nós tentamos atender o máximo que pudemos os pedidos dos novos policiais. Desde o início, nós avisamos que a maior parte dessa turma iria para o interior do Estado, pois a nossa ideia é prestigiar os policiais que lá já estão e desejam vir para a Grande Vitória”, explicou Daré.