Lucas Scaramussa vai voltar assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente na gestão Guerino Zanon. Foto: Jornal O PIONEIRO
Crédito para reforma
O presidente Michel Temer vai lançar, no próximo dia 9, um programa social para beneficiar 314 mil famílias de baixa renda no Estado, dando até cinco mil reais para reforma de suas casas. O programa será chamado de Cartão Reforma e o beneficio será para famílias com renda de até um mil e oitocentos reais. Ainda resta definir se esse benefício alcança apenas quem é proprietário do imóvel ou se será estendido a quem mora em imóvel alugado. Sem dúvida essa medida pode ajudar a dar uma alavancada nas lojas de material de construção, além de beneficiar a mão de obra com emprego de pedreiro e ajudante de pedreiro.
Visita de senadores
Os senadores Ricardo Ferraço(PSDB) e Rose de Freitas(PMDB), foram recebidos segunda-feira,31, na Findes pelo presidente Marcos Guerra para discutirem ações em prol do desenvolvimento do Estado. Em pauta, temas como infraestrutura, logística, meio ambiente, recursos hídricos e outros de interesse comum das entidades. Na oportunidade Marcos Guerra enfatizou a importância de aproximar as lideranças políticas e empresariais para unirem forças e alavancar antigos projetos que estão em pauta no Congresso Nacional
Alimentação escolar
Com o objetivo de se preparar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de 2017, aproximadamente 50 pessoas se reuniram no auditório da Prefeitura de Conceição da Barra. Participaram da reunião agricultores familiares, quilombolas e assentados de oito comunidades, além de representantes de diversos setores da prefeitura, envolvidos no processo de preparação da Chamada Pública do programa, como os setores de compras, licitação, vigilância sanitária, alimentação escolar e nutricionista, além do Conselho de alimentação Escolar (CAE). O PNAE consiste na transferência de recursos financeiros do Governo Federal, para a aquisição de merenda escolar. Pela Lei n° 11.947/2009, no mínimo 30% do valor deverá ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.
A cura dos traumas
De 4 a 6 de novembro, a Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), realiza, pela primeira vez, o Acampamento “A cura dos traumas da morte”, inspirado em um livro do padre Léo. Com o tema “Seja o Senhor o meu consolo” (Sl 119,76), o encontro terá pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento, oração do terço e missas no Santuário do Pai das Misericórdias, presididas pelo padre Rafael Ligeiro, da comunidade Nova Aliança, de Anápolis (GO). Também participam do evento os missionários da Canção Nova, Márcio Mendes, Eliana Ribeiro e padre Fernando Santamaria.
Vitoria é a quinta
A cidade com maior renda média domiciliar do País não é uma capital, mas fica perto. Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, lidera o ranking das 20 cidades brasileiras com maior renda média domiciliar do Brasil, seguida por São Caetano do Sul (SP) e Niterói (RJ). Destes 20 municípios, 14 estão na região Sudeste. O levantamento foi realizado pela Geofusion, empresa especializada em inteligência geográfica de mercado, e está disponível em http://blog.geofusion.com.br/estudo-20-cidades-maior-renda-brasil. Em quarto lugar, ficou Nova Lima (MG) e, em seguida, em 5º lugar portanto, está Vitória (ES), a primeira capital da lista. A região Sudeste também se destaca por receber 48,76% da população turística de negócios, tendo 247 cidades com potencial para este tipo de turismo. Outro dado interessante é que das 20 cidades do ranking, nove estão no estado de São Paulo – o mais populoso do Brasil, com aproximadamente 44,4 milhões de habitantes, concentrando 21,7% da população total do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estátística (IBGE). A economia de suas representantes neste ranking é baseada principalmente nos setores de comércio e serviços, como é o caso da primeira colocada, Santana de Parnaíba.
Coluna publicada na página 06 da edição do Jornal O PIONEIRO 03 de novembro de 2016