Cabana do ponto
Sexta-feira, dia 2,foi realizada em Aracruz a cerimônia de pré-inauguração da Cabana do Ponto de memória Centro Cultural Tupinikim “Ka`arondarapé, na Aldeia de Caieiras Velha. A programação contou com diversas atividades culturais: Tambores e Coral Tupinikim, apresentação de danças, um bate-papo com o jornalista e documentarista Rogério Medeiros, oficina de embarreio, além da uma exposição de fotografias e objetos que contam um pouco das histórias da cultura indígena e da etnia Tupinikim Segundo o coordenador do Centro Cultural Jocelino Tupinikim, o evento é uma prévia da abertura do Ponto de Memória que será inaugurado em abril. “Este local será um importante centro Tupinikim que vai divulgar os costumes e o modo de vida do povo para turistas, pesquisadores e visitantes”, frisou. Foto: Divulgação
Qualificação para exportar
Empresas capixabas contam com uma oportunidade única para levar seus produtos e serviços para o mundo. Trata-se do Programa de Qualificação para a Exportação (Peiex), lançado oficialmente na quinta-feira (01), no Palácio Anchieta, em Vitória. O objetivo é preparar as organizações de qualquer porte para atuar no mercado internacional. Empresários, representantes de instituições empresariais e autoridades participaram do evento, que contou com as presenças do governador Paulo Hartung e do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o embaixador Roberto Jaguaribe. O presidente da Apex-Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe, lembrou suas origens familiares no Espírito Santo e reforçou a vocação capixaba para o comércio exterior, por conta de nossos arranjos produtivos, da nossa localização e da logística.
Contas da saúde
O secretário Ricardo de Oliveira esteve na Assembleia Legislativa do Estado Espírito Santo (Ales), sexta-feira, dia 2, para prestar contas dos gastos e dos investimentos realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no segundo quadrimestre de 2016. Na oportunidade ele falou do planejamento estratégico, financiamento, judicialização e atenção à saúde. Segundo Oliveira, o objetivo estratégico da pasta é garantir o acesso da população aos serviços públicos de saúde, por meio de estratégias como a melhoria da resolutividade da atenção básica e aumento do protagonismo do cidadão no cuidado com a própria saúde. O secretário também destacou que o Espírito Santo aplicou 17,26% de recursos próprios em ações e serviços de saúde no segundo quadrimestre desse ano. O secretário frisou que com demandas judiciais, a Secretaria de Estado da Saúde gastou cerca de R$ 36 milhões, até agosto deste ano, para atender solicitações de internações, medicamentos, cirurgias e outros serviços de saúde via Judiciário. Enquanto em 2015, foram gastos em torno de R$ 64 milhões para atender esses processos.
Até 10 de dezembro
O Ministério da Saúde informou, em outubro, que as Unidades Básicas de Saúde têm até o dia 10 de dezembro para adotar o prontuário médico eletrônico. A plataforma digital permite que todos os serviços de saúde do município possam acompanhar o histórico, dados e resultado de exames dos pacientes, além de verificar a disponibilidade de medicamentos. Atualmente, mais de 75% das unidades básicas de saúde do Brasil ainda registram o histórico do paciente em papel, e a questão vai além dos sistemas eletrônicos. Para Lasse Koivisto, CEO da Prontmed, empresa que há 20 anos atua no mercado com prontuários médicos eletrônicos e big data na saúde, os desafios na implementação são muitos. “No primeiro momento, as UBS deverão ter computadores e internet à disposição. Por mais que isso pareça simples, em pequenos municípios pode ser um grande problema”, explica
Prêmio Ser Humano
O Sicoob ES recebeu, na última quarta-feira, 30, o troféu pelo primeiro lugar na 13ª Edição do Prêmio Ser Humano, na categoria Empresarial, que reconhece os projetos dedicados ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações. A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES). A instituição financeira cooperativa destacou-se com o programa Associado ao Negócio, desenvolvido em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES) e com o Sebrae. O projeto tem como objetivo capacitar micro e pequenos empresários associados às cooperativas de crédito, apoiando-os na potencialização e na ampliação de suas atividades, além de contribuir para a promoção do progresso socioeconômico das regiões em que atuam.
Ponto facultativo
– O prefeito de Linhares, Nozinho Correa decretou ponto facultivo na sexta-feira, dia 9, considerando que o feriado do dia 8, Dia da Padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição, cai numa quinta-feira. Os serviços essenciais, no entanto, funcionarão normalmente no dia 9.
Coluna publicada na página 06 da edição do Jornal O PIONEIRO 04 de dezembro de 2016