•• O ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino de Sooretama começará no dia 15 de fevereiro, porém, desde o dia 01 os professores, coordenadores e diretores estão participando de diversas atividades a fim de estarem melhores capacitados para receber os alunos. Uma dessas atividades aconteceu na manhã de segunda-feira, 05, e reuniu todos os docentes no salão paroquial da Paróquia Cristo Rei, no Centro de Sooretama, para uma capacitação onde foram utilizadas técnicas de coaching, que são ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional que se tornou tendência em várias áreas.
O encontro foi conduzido por Reofran Pereira dos Santos, Secretário Municipal de Administração do Município, que é Coach certificado pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), e trouxe como tema a mudança do mapa mental na educação, orientando os professores a conduzirem de forma mais dinâmica e atrativa às suas aulas. Em entrevista à reportagem Reofran destacou que esse trabalho vem sendo realizado a longo prazo e teve início com o desfile cívico no aniversário de emancipação política do município em 2017 e foi avançando ao longo das diversas atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação no decorrer de todo o ano passado. Izabel Bobbio, Secretária de Educação, destaca a importância dessa capacitação e reafirma que o principal objetivo da secretaria é transformar e melhorar a educação no município de Sooretama. Como ela mesmo sempre diz o processo da educação é uma verdadeira corrida pelo ouro, onde alunos, pais e corpo docente buscam incansavelmente por melhores resultados a fim de se construir uma sociedade melhor.
O Prefeito Alessandro Broedel também participou do evento e destacou a importância da utilização das técnicas de coaching como parte da humanização do atendimento que será implantado nos diversos setores da administração municipal conforme está descrito no planejamento estratégico de sua gestão. O evento preencheu toda a manhã e teve como ponto alto a apresentação de sete dicas para a mudança do mapa mental na educação. Em países como os Estados Unidos é comum a utilização dessas técnicas em repartições públicas, mas aqui no Brasil é algo ainda inovador por isso é louvável a iniciativa da Prefeitura de Sooretama em utilizar tais técnicas para a melhoria da educação, humanização do atendimento e principalmente o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores municipais.
Foto: Jornal O PIONEIRO
Matéria publicada na página 07 da edição do Jornal O PIONEIRO do dia 06 de Fevereiro 2018