As turmas do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Modeneze, no bairro Canivete, tiveram uma experiência diferente quinta-feira, 24. A peça teatral “O Mágico de Oz” foi apresentada aos alunos da escola pelos estudantes de pedagogia da Faculdade Pitágoras.
A apresentação na escola faz parte do trabalho de conclusão de curso dos universitários. A ideia foi discutir a parceria entre faculdade e comunidade escolar, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental e, ao mesmo tempo, levar cultura aos pequenos.
A diretora da EMEF, Regina Jacobsen, disse que esse trabalho possibilitou às crianças viajar para um universo que muitos deles não conheciam. “Foi um projeto muito importante para nossas crianças. Elas tiveram a oportunidade de conhecer o mundo encantado de Oz. Os personagens foram muito bem interpretados pelos alunos do curso de pedagogia, que trouxeram a magia do teatro para as crianças. Poucos têm acesso a esse universo cultural”, contou.
A professora universitária responsável pelo projeto, Érika Duarte Baiôco, afirmou que a atividade foi um verdadeiro convite à fantasia. “Tivemos como temas o encantamento e a fantasia, ‘amarrados’ artisticamente, como um convite a uma viagem a esse país tão distante.”
O Mágico de Oz
A história fala de Dorothy, uma órfã que vivia numa fazenda do Kansas com seus tios quando um ciclone a leva pelos ares até a terra de Oz. Lá, em busca de chegar à “Cidade das Esmeraldas” para pedir ajuda ao mais poderoso mago desta terra, ela caminha pela estrada de tijolos amarelos onde conhece interessantes figuras, cada uma com suas necessidades.
Matéria publicada na página 04 da edição do Jornal O PIONEIRO 27 de novembro de 2016