Até mesmo as feiras livres de verduras, frutas e legumes não tem mais o mesmo movimento de tempos atrás.
A feira do bairro Araçá, por exemplo, ontem cedo estava com pouca gente comprando, como se vê ai na foto. É a crise.
Alimentação Indígena
A alimentação indígena, além de ser composta por alimentos retirados diretamente da natureza, possui características específicas e difere muito entre uma tribo e outra, devido às particularidades de cada aldeia. Essas e outras informações são reveladas no livreto de receitas típicas de alimentação da etnia Guarani “Tebi’u Eté”, que foi lançado ontem na Aldeia Três Palmeiras, em Santa Cruz, município de Aracruz. A publicação traz curiosidades, registros fotográficos e anotações que descrevem os alimentos, a preparação e os utensílios, além de revelar um pouco do modo de vida na tribo. No evento teve degustação de alimentos típicos e uma confraternização entre o povo Guarani e visitantes. De acordo com uma das desenvolvedoras do projeto, Raquel Lucena, a expressão “Tebi’u Eté”, que nomeia a publicação, pode ser traduzida como alimento sagrado e também como alimento verdadeiro. “Por meio de vivências para preparação dos alimentos, é que foram registradas as imagens dos cuidados que os Guaranis têm com a alimentação que consideram verdadeira. E para os Guaranis o que é verdadeiro é sagrado”, destaca Raquel.
Microcefalia
Por conseguinte a Secretaria de Estado da Saúde informou também que entre 22 de novembro de 2015 e 15 de outubro de 2016 foram notificados no Espírito Santo 239 casos de microcefalia em bebês nascidos vivos, natimortos ou em gestação. Destes, 125 permanecem em investigação, 83 foram descartados e 31 foram confirmados para microcefalia. Todos os casos estão sendo investigados. Vale ressaltar que a microcefalia pode ser causada por diversos agentes infecciosos além do vírus zika, tais como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.
Pesquisadores
O Governo do Estado e a Vale assinaram, na última quinta-feira, 20, contratos de financiamento com 21 grupos de pesquisadores que terão seus projetos apoiados pelo convênio firmado entre a empresa, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj). Os projetos selecionados desenvolverão pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação nas áreas de meio ambiente, pelotização e logística. Somente no Espírito Santo serão investidos aproximadamente R$ 7,5 milhões nos próximos quatro anos. Um dos objetivos dessa parceria é aproximar as realidades da empresa e da academia, buscando soluções tecnológicas e científicas que possam ser aplicadas para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo e Rio de Janeiro e na melhoria das atividades da Vale e de outras empresas do setor.
Galeria SESI
Com o objetivo de aproximar o setor industrial do cultural e promover o acesso do trabalhador da indústria às diversas formas de arte, o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, dará o pontapé inicial para a construção da Galeria Sesi. A ordem de serviço do espaço será assinada na próxima quinta-feira, 27, às 8h30, durante um café da manhã com políticos, empresários, profissionais do meio artístico e executivos da Federação das Indústrias. A Galeria Sesi terá investimento de mais de R$ 1,7 milhão e a entrega da obra está prevista para o 1º semestre de 2017. Com quase 800 m2 de área, a Galeria Sesi, que será construída no térreo do Edifício Findes, na Reta da Penha, foi projetada para ser um espaço multifuncional, com iluminação e acessibilidade adequadas, capaz de receber as mais diversas ações culturais, manifestações artísticas e eventos nacionais e internacionais.
Zika Virus
A Secretaria de Estado da Saúde informou no meio da semana que foram notificados no Espírito Santo, de 2015 até o momento, 4.069 casos de infecção pelo zika vírus. Os municípios que apresentam casos de zika confirmados são Alto Rio Novo, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pinheiros, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Sooretama, Viana, Vila Velha e Vitória.
Igreja & bens culturais
A noite promete ser mágica em um dos monumentos históricos mais bonitos da capital. Sob a batuta de seu maestro titular, Helder Trefzger, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) fará o Concerto Especial Arquitetura e Arte do Sagrado, com obras de Bach, Mozart e Handel, nesta segunda-feira, dia 24, na Catedral Metropolitana de Vitória, a partir das 20h30. O concerto faz parte da abertura do 4º Seminário Igreja e Bens Culturais – Evangelização e Preservação, que acontece de 24 a 27 de outubro em Vitória. A entrada é franca. Para esta apresentação a Oses terá a participação do Coro Vox Victoria, dirigido pelo maestro Sanny Souza, com os solistas Rosiane Queiroz, Adalgisa Rosa, Juliano Barcellos, e Alessandro Santana.
Coluna publicada na página 09 da edição do Jornal O PIONEIRO 23 de outubro de 2016