Adote Linhares
O projeto de arborização urbana de Linhares, “Adote Linhares”, avançou na última terça-feira,6, quando 500 pessoas, alunos do projeto receberam certificados de agentes ambientais voluntários em formatura realizada no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Emir de Macedo Gomes, Colégio Estadual. Durante 10 sábados, os alunos aprenderam sobre sustentabilidade, legislação ambiental, aquecimento global, impacto da emissão de gases na atmosfera e os papéis do cidadão e do agente ambiental. Na cerimônia de formatura estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente, Edval Santana, e Desenvolvimento, Luciano Cabral, além de toda a equipe da Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental – Andesa, que executa o projeto para a Prefeitura de Linhares. Foto: Divulgação
Safra de grãos 2016/17
A estimativa da produção de grãos para 2016/17 é de 213,1 milhões de toneladas, com um crescimento de 14,2% ou 26,5 milhões de t em relação à safra anterior, de 186,6 milhões. Os dados são do 3º Levantamento da safra 2016/2017, divulgado na última quinta-feira, dia 8, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A área total plantada também será ampliada, podendo chegar a 59,2 milhões de hectares, o que representa um crescimento de 1,4% ou 827 mil ha, se comparada com a safra passada. O algodão e o arroz foram exceções na ampliação, devido a substituição pelo cultivo de soja, caso de Mato Grosso. No entanto, as demais culturas de primeira safra tiveram incremento de área.
Safra de grãos II
A produção do milho primeira safra deverá alcançar 27,7 milhões de toneladas, com um aumento de 7,3% em relação aos dados de 2015/16. Já o arroz registra uma produção de 11,5 milhões de toneladas, superior portanto à safra passada em 8,5%, enquanto que o feijão primeira safra pode obter 1,28 milhão de toneladas, 24,1% acima da última safra. Para a soja, a projeção é de crescimento de 7,3% na produção, podendo atingir 102,45 milhões de toneladas. O algodão plumadeve crescer 9,7% e chegar a 1,41 milhão de toneladas, apesar de uma redução de 5,5% na área cultivada.
Plano da Agricultura
De olho em 2030 e em comemoração dos 60 anos do Incaper, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, lançou o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 3), durante a solenidade realizada na quarta-feira ,07, no Centro de Convenções de Vitória. As prioridades estabelecidas para o próximo ciclo da agricultura do Estado serão inovação, sustentabilidade e agregação de valor aos produtos. A solenidade também marcou as comemorações dos 60 anos do Incaper, com ações de valorização da memória institucional, com destaque ao trabalho prestado pelos profissionais que atuaram e os que contribuem com o Instituto. Livros foram lançados e homenagens prestadas a servidores.
Medicamentos biológicos
O Ministério da Saúde irá investir cerca de R$ 443 milhões por ano para a transferência de tecnologia e aquisição de cinco medicamentos biológicos. As novas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) foram anunciadas no meio da semana, durante a 12º reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (GECIS), irão diminuir o custo dos medicamentos e incentivar a produção nacional. Os novos medicamentos, que ao final do processo de transferência de tecnologia serão produzidos por quatro laboratórios públicos e sete empresas privadas, já fazem parte do rol de fármacos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, todos biológicos representam apenas 4% da quantidade distribuída pelo SUS e 51% do orçamento da compra. Ao todo são cinco medicamentos: adalimumabe e infliximabe (artrite reumatoide); filgrastima e Rituximabe (oncológico); Samatropina (hormônio do crescimento).
Situação de emergência
Cidades da Bahia, Sergipe e Espírito Santo tiveram a situação de emergência por seca e estiagem reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional terça-feira, dia 6. Publicada no Diário Oficial da União (DOU) a portaria de reconhecimento federal permite que as regiões afetadas possam solicitar o apoio do Governo Federal para ações de restabelecimento dos serviços essenciais, como o fornecimento de água tratada por meio da Operação Carro-Pipa. Além disso, a medida viabiliza o acesso a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas. Os municípios reconhecidos são: Olindina e Santa Brígida, na Bahia; Ibiraçu e Pedro Canário, no Espirito Santo e Nossa Senhora de Lourdes, em Sergipe.
Coluna publicada na página 06 da edição do Jornal O PIONEIRO 11 de dezembro de 2016