ENCERRAMENTO DA FESTA DA PENHA
A Missa de Encerramento da Festa da Penha reuniu mais de 200 mil pessoas no Parque da Prainha, em Vila Velha segunda-feira (17). Na mensagem para o público presente e para quem acompanhava pela transmissão ao vivo, o arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos, que presidiu a celebração, falou da importância de deixar o que nos divide para trás. Jesus nos une. E todos nós, conforme o exemplo de Nossa Senhora, devemos seguir em direção aos irmãos e irmãs. Esse foi o conselho amoroso dado pelo Arcebispo de Vitória. Este ano, os festejos foram realizados dentro do tema “Com Maria Chamados a Servir. Na homilia inspirada na visita de Maria à sua prima Isabel, descrita em Lucas:1, Dom Dario Campos destacou: “Movida pela força da graça e aquecida pelo Espírito Santo, a Virgem se torna portadora do anúncio de um tempo novo de salvação, de Justiça e de paz, no qual Deus se coloca ao lado de seus filhos e filhas, principalmente os que mais sofrem, os famintos, os humilhados, os desprezados”.
CURSO DE MECÂNICA PARA MULHERES
Mulheres interessadas em aprender sobre mecânica de carros e motos, resolver problemas corriqueiros em seus veículos e entender melhor o que os indicadores do painel de instrumentos querem dizer terão uma nova oportunidade de participar das aulas oferecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). O órgão abriu, na terça-feira (18), as inscrições para a 4ª edição do Curso de Mecânica Básica para Mulheres “Faça você mesma”, que será realizado em maio, dentro da programação do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. As inscrições devem ser feitas exclusivamente site, acessando o banner do curso na página principal. Serão disponibilizadas 50 vagas para a modalidade “carro” e outras 50 para “motocicleta”. Os cursos são totalmente gratuitos, organizados e coordenados pelo Detran|ES como parte das atividades da Escola Pública de Trânsito. As aulas terão formato presencial e serão ministradas pelos técnicos especializados das empresas parceiras Moto Vena e Contauto Auto Center. Podem se inscrever mulheres residentes no Espírito Santo que tenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria do curso que desejam fazer a inscrição e que não estiverem cumprindo as penalidades de Suspensão do Direito de Dirigir ou de Cassação.
PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO
Termina nesta quinta-feira (20) o prazo de inscrição para o Programa Bolsa Estágio Formação Docente, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação (Sedu). Estudantes de diversos cursos de licenciatura podem se candidatar para concorrer a uma das 850 vagas distribuídas em várias regiões do Estado. O valor da bolsa será de R$ 657,10 para uma carga horária de 4 horas diárias e 20 horas semanais, que podem ser cumpridas pela manhã ou à tarde.As vagas são destinadas a alunos que estejam frequentando um dos 12 cursos do 4º período em diante, em instituição pública ou privada. Para a pessoa participar, a sua faculdade precisa estar em situação regular e ser conveniada com a Sedu, por meio do Programa Bolsa Estágio Formação Docente. Outro critério a que os candidatos devem estar enquadrados é morar no Espírito Santo.
SISTEMA NACIONAL DE ADOÇÃO
O resultado não bate. O Brasil soma hoje 33.325 pretendentes para adoção e 4.318 crianças disponíveis para serem adotadas, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção (SNA). Há quase oito famílias interessadas para cada criança e a procura é bem maior que a demanda. Mesmo assim, a fila de famílias que esperam pelo filho é longa, quase do mesmo tamanho da demanda. Isso acontece porque 26% dos candidatos à adoção desejam crianças brancas, 58% querem menores de 4 anos de idade, 61% não aceitam adotar irmãos e 57% buscam crianças sem nenhuma doença, conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Das 4.318 crianças disponíveis para adoção no Brasil, apenas 654 têm menos de 4 anos de idade, o que representa 15% do total. A grande maioria, 63%, tem mais de 6 anos de idade e 34% já são adolescentes, com 14 anos ou mais, 1.467 jovens que cresceram sem uma família. De acordo com os dados do SNA, a maioria das crianças disponíveis para adoção, 54%, é parda, 28% são brancas e 17% pretas.
SISTEMA NACIONAL DE ADOÇÃO II
Ainda que seja um tema carregado de tabus, a adoção vem ganhando maior visibilidade no Brasil. A partir deste ano, foi incluída no calendário nacional, a partir de publicação no Diário Oficial da União, a Semana Nacional da Adoção, celebrada na semana anterior ao Dia Nacional da Adoção, em 25 de maio. Pela primeira vez, haverá um período específicopara dar publicidade ao assunto, promover campanhas e divulgar informações para provocar reflexão, conscientizar e sensibilizar a população. A falta de literatura sobre adoção inquietou a servidora pública federal, especialista em neurociências do comportamento, pós-graduada em Educação Infantil e escritora, Lisandra Barbiero. Adotada aos 7 meses, ela se debruçou em pesquisas sobre o tema e escreveu três livros e um e-book. Lisandra também é mentora do primeiro curso de adoção de abordagem emocional, psicológica e educativa, sob a ótica de quem viveu na prática a experiência. (Lisandra Barbiero).