PROGRAMA JOVEM SENADOR
Até o dia 05 de maio estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Senador 2023, que podem ser realizadas pelo link https:// www12.senado.leg.br/jovemsenador. O programa é voltado para incentivar os estudantes a pensarem crítico-reflexivamente os problemas sociais. Podem participar estudantes das escolas públicas estaduais de Ensino Médio que tenham, no máximo, 19 anos completados até o dia 31 de dezembro de 2023 e que tenham disponibilidade para participar da semana de vivência legislativa em Brasília, de 21 a 25 de agosto. A redação, que deve ser de caráter dissertativo-argumentativo, deverá ser produzida em sala de aula com a orientação de um professor. Cada escola participante selecionará a melhor redação. Na etapa Estadual, serão selecionadas as três melhores redações do Espírito Santo. Depois, o Senado Federal escolherá o melhor texto de cada estado. Os 27 estudantes selecionados passarão uma semana em Brasília vivenciando o trabalho dos parlamentares.
DIA DE CAMPO AGROFAESA
Com objetivo de difundir informação e novos conceitos por meio de experiências práticas e transferência de informações, a coordenação do curso de Agronomia da FAESA Centro Universitário, em Linhares, juntamente com o Centro de Pesquisa e Extensão (CEPE) da instituição, em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) e apoio de empresas parceiras da região realiza o projeto Dia de Campo AgroFAESA, com oficinas e palestras voltadas para atualizar e ampliar os conhecimentos de produtores rurais do Norte do Estado. A ação tem como objetivo apresentar novos produtos, técnicas e tecnologias envolvidas no manejo de culturas como café, mamão, pimenta-do-reino, cacau, entre outras, auxiliando os agricultores e produtores rurais no incremento da produtividade e rentabilidade das lavouras. As atividades estão previstas para acontecerem a cada dois meses, com temas que se alinham ao perfil de produção da localidade onde será realizada. A primeira oficina acontece no dia 29 de abril, em Jaguaré, onde será abordado o tema “Manejo
sustentável do café conilon”.
PRODUÇÃO DE CANA I
A produção de cana-de-açúcar na safra 2022/23 está estimada em 610,1 milhões de toneladas, crescimento de 5,4% em relação à temporada passada. O resultado reflete uma recuperação das produtividades nos principais estados produtores, influenciado pelo clima mais favorável nesse ciclo, e compensou a menor área colhida em relação à temporada 2021/22. Os dados estão no 4º Levantamento sobre a cultura divulgado, nesta quinta-feira (20), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Apesar desta safra ter sido marcada por baixos índices pluviométricos, aliados às baixas temperaturas registradas na Região Centro-Sul, a produtividade nacional está estimada em 73.609 kg/ha, 6,1% superior à obtida na temporada 2021/22, quando o clima foi ainda mais adverso para o setor”, explica o superintendente de Informações da Agropecuária da Conab,Aroldo de Oliveira Neto. Na região Sudeste, maior produtora de cana no país, o volume colhido no ciclo 2022/23 aumentou 5,8% em relação à safra anterior, saindo de 366,33 milhões de toneladas para 387,76 milhões de toneladas. A área se manteve praticamente estável, com 5,1 milhões de hectares. Situação semelhante foi registrada na região Centro- -Oeste, onde a produtividade aumentou 5,7%, devido à melhora nas condições climáticas. A área, por sua vez, apresentou redução de 2,1%, estimada em 1,77 milhões de hectares. Com isso, a colheita chega a 131,54 milhões de toneladas.
PRODUÇÃO DE CANA I
No Nordeste do país, além da melhora do desempenho das lavouras, foi verificado um incremento na área plantada, resultando em uma produção de aproximadamente 56 milhões de toneladas, aumento de 12,5% em comparação à safra 2021/22. Na região Sul, a área destinada para a cultura tem apresentado redução para outros produtos como soja, milho, mandioca e pastagens. A área colhida, nessa safra, foi a terceira menor da série histórica da Conab, estimada em 475,4 mil hectares 9,1% abaixo da safra anterior, o que resulta em uma produção de 30,95 milhões de toneladas. Queda na produção, também, na região Norte influenciada pela redução de produtividade, que foi recorde na safra passada. Produtos – Com a maior disponibilidade de matéria-prima, tanto a produção de açúcar como a de etanol foram elevadas. Para o adoçante, a Conab verificou um acréscimo de 6% na fabricação quando comparada com a safra anterior, estimada em 37 milhões de toneladas. No caso teve aumento de 2,1% em relação à safra passada com forte incremento no etanol à base de milho e na produção do produto à base de cana-de-açúcar na região Nordeste. A produção total do país foi estimada em 30,5 bilhões de litros, sendo 12,97 bilhões de litros de etanol anidro e 17,53 bilhões de litros de etanol hidratado.
ASSISTÊNCIA À SAÚDE NOS BAIRROS
Com o objetivo de levar a assistência para mais perto da população a Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, oferece atendimento em horário estendido, de segunda a sexta-feira, nas Unidades de Saúde dos bairros Planalto, Bebedouro e Caic, e nos finais de semana e feriados, nas Unidades de Saúde do Planalto e Bebedouro. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, Enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, entre outros profissionais. As salas de vacinação também funcionam de segunda a quarta-feira, das 17 às 21h. Não é preciso agendar horário para nenhum dos serviços oferecidos.