INVESTIMENTO NA CAFEICULTURA
A Cafeicultura brasileira precisa de investimentos, tecnologia e políticas públicas, afirma pesquisa. Da Agência Uel. Depois de cinco anos de dedicação, o projeto “Cadeia Produtiva, Mercado e Comercialização do Café no Brasil”, desenvolvido no Departamento de Economia (Cesa) da UEL, vai sendo concluído com a indicação de que a cafeicultura brasileira carece de conhecimento tecnológico, investimentos maciços e de uma política pública para viabilizar a modernização do setor. O Brasil permanece como o maior produtor mundial de café, respondendo por 30% da exportação, entretanto entrega um grão de baixa qualidade, da variedade robusta, utilizado para processamento de café solúvel, por exemplo. A situação reflete a escolha de um modelo de cafeicultura amparado na tradição, tamanho das propriedades e na história da produção agrícola do país, sempre baseada em grandes volumes. Segundo o coordenador do projeto, professor Carlos Caldarelli, o principal concorrente do Brasil no mercado mundial é o Vietnã, que baseia sua produção em baixos custos de mão de obra e de investimentos.
NOSSA BOLSA 2023
Os capixabas que ainda não se inscreveram no Nossa Bolsa 2023 têm até as 23h59 desta terça-feira, 14, para garantir a inscrição na seletiva. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), lançou o Edital 27/2022 – Programa Nossa Bolsa 2023 para que jovens do Espírito Santo possam realizar a graduação com bolsa de estudo integral, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeadas pelo Governo do Estado. “O Governo do Estado se empenha em democratizar o acesso ao Ensino Superior para a parcela da população que mais precisa e nas mais diversas áreas profissionais. Graduação particular tem um custo alto e com o Nossa Bolsa queremos oportunizar o conhecimento”, comentou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas. A seleção das bolsas ocorre por meio da nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2018 a 2022. O candidato poderá escolher qual ano do Enem deseja usar na seletiva. A edição de 2023 do Nossa Bolsa oferta bolsas em 54 opções de cursos. São eles: Direito, Administração, Medicina, Odontologia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Educação Física, Engenharias, Fisioterapia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia da Informação e muito mais.
VACINA CONTRA COVID-19
A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares iniciou ontem, dia 13, uma campanha pré-carnaval da vacina contra a Covid-19 com objetivo de mobilizar a população a completar o esquema vacinal e se imunizar contra a doença. A vacina está disponível nas 31 salas de vacinação dos bairros e interior e não é preciso agendamento. As doses de todos os imunizantes estão disponíveis para as crianças acima dos seis meses de idade. O horário é das 8 às 16 horas em todas as Unidades de Saúde. Para ampliar o atendimento até amanhã, quarta-feira, 15, tem vacinação no horário estendido até às 21 horas nas unidades básicas de saúde de Planalto, Interlagos (Caic) e Bebedouro. Segundo a secretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolim de Souza, a campanha é importante para proteger o linharense, para que não corra o risco de ter um aumento de casos novos de Covid-19. “Ratificamos a importância de se completar o esquema vacinal, de viabilizar ações que visem à busca ativa para vacinação e de horário estendido em três unidades, especialmente nesse período Pré-Carnaval para que a população possa aproveitar esse período de festa com segurança”, disse.
CONSERTO DE RELÓGIO
A Embaixada da Suíça no Brasil ofereceu o suporte de especialistas e artesãos do país europeu para auxiliar o Governo Federal Brasileiro no trabalho de restauração e recuperação do relógio histórico Balthasar Martinot Boulle, do Século XVII, que pertenceu a D. João VI. O relógio ficava exposto no Palácio do Planalto, em Brasília, e foi bastante danificado durante a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro deste ano. Segundo nota divulgada pela Embaixada da Suíça no Brasil, os graves acontecimentos “despertaram profunda emoção na Suíça, assim como uma forte solidariedade com as instituições e a democracia brasileira. A Embaixada da Suíça em Brasília apresentou às autoridades brasileiras (Presidência da República, Ministério da Cultura e IPHAN) uma iniciativa de restauração do patrimônio histórico danificado, parte fundamental da identidade e da memória do país”.
TRANSPORTE INTERMUNICIPAL
A Justiça confirmou uma liminar concedida anteriormente, atendendo os pedidos formulados pelo Ministério Público de Estado de Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, e determinou que a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) conceda a gratuidade no transporte intermunicipal às pessoas com visão monocular. Para a concessão, as pessoas com essa deficiência visual devem atender as condições estabelecidas na Lei Complementar estadual nº 213/2001, que dispõe sobre o tema. As condicionantes incluem o cadastramento prévio na Ceturb-ES e o atendimento de exigências como comprovação de deficiência mediante laudo padronizado e emitido por médico credenciado pela companhia de transportes, inclusão nas faixas de renda descritas na Lei Complementar nº 213/2001, entre outros requisitos estabelecidos nos artigos 7º, 8º e 9º da lei. A decisão decorre de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público em face da Ceturb-ES, após a instauração de procedimentos para apurar denúncias de que a companhia não permitia o passe gratuito a portadores de visão monocular, uma restrição visual considerada grave. No decorrer dos procedimentos, o MPES emitiu duas notificações, em 2016 e 2017, solicitando a inclusão das pessoas portadoras de visão monocular no rol de beneficiários da gratuidade.