Pelo menos 128 crianças, matriculadas no CEIM Angelina Seandian, no bairro Movelar, receberam brinquedos por iniciativa da Equipe de Responsabilidade Socioambiental da Móveis Rimo.
Essa ação só foi possível graças a doação feita por colaboradores da própria empresa Rimo Móveis. Foto: Divulgação
Pesquisa agropecuária
Inovação e sustentabilidade na agropecuária, esse é o principal objetivo do maior edital de pesquisa da história do Espírito Santo, o +Pesquisa AgroCapixaba. Com investimento total de R$ 10,7 milhões, os contratos foram assinados na quinta-feira (15), no Palácio Anchieta.
A ação inédita é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), visando o aumento da produtividade em agricultura, pecuária, aquicultura e pesca, além de promover o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais e agregar valor à produção. Ao todos, serão financiados 90 projetos de pesquisa, que já foram selecionados, voltados para essas áreas. Os projetos escolhidos, que serão executados em oito instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo — Ceplac, Incaper, Ufes, Ifes, UCL, UVV, Multivix e Idaf – serão desenvolvidos em 10 temas: Fruticultura; Mamão; Cafeicultura; Produção Animal; Pipericultura (pimenta-do-reino); Silvicultura e Sistemas Integrados de Produção; Culturas Alimentares e Floricultura; Aquicultura e Pesca; Água, Solo e Agricultura de Baixo Carbono; e Agroecologia e Agricultura Orgânica.
Mais Médicos
O Espírito Santo vai receber 15 profissionais para a reposição no programa Mais Médicos, que serão encaminhados para cinco municípios capixabas. Até o fim de dezembro, 1.380 profissionais chegarão aos municípios para repor vagas do Programa em todo o país. O anúncio foi feito na última quinta-feira,15, em Brasília (DF), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o encontro com um grupo de médicos, da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que seguiu hoje para os municípios do Nordeste. Dos 1.380, mais de 500 profissionais já se deslocamento desde quinta-feira (15) para os municípios, onde atuarão nos próximos três anos. Os demais serão encaminhados até o dia 21 dezembro, entre eles os 15 profissionais que ficarão no Espírito Santo.
Conceição da Barra
Importante nome na divulgação da cultura popular capixaba, o folclorista e escritor Hermógenes Lima Fonseca “O Mestre Armojo” (1916-1996) ganhou ontem uma homenagem especial pelo seu centenário no município de Conceição da Barra. E o festejo contou com uma programação especial: a participação de diversos grupos folclóricos, cortejo, apresentações teatrais e exibições de vídeos, numa organização da Associação de Folclore de Conceição da Barra, que contou com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Depois da concentração, que começou no trevo da cidade, os grupos folclóricos seguiram em cortejo para o Centro da cidade, e ao chegar próximo à Casa da Cultura, que leva o nome de Hermógenes Lima Fonseca, foram realizadas diversas apresentações desses grupos. Em seguida teve ainda a exibição do vídeo “O mestre Armojo” e em sequência a peça de teatro “Memória à venda” com o Ponto de Memória Tambor de Raiz e Estandarte Cia. de Teatro.
Caso Fundap
A Bancada do Espírito Santo no Congresso foi recebida pelo Procurador-geral da República Rodrigo Janot, nesta quinta-feira (15), para tratar da apuração da notícia que revelou a delação do ex-diretor da Odebrecht Claudio Melo Filho, em que veio à tona um esquema de corrupção no Senado para aprovar alíquota única de ICMS importação, medida que enfraqueceu e acabou com o Fundo de desenvolvimento das Atividades Portuárias do Espírito Santo (Fundap). O coordenador da Bancada, deputado federal Marcus Vicente, a senadora Rose de Freitas, os senadores Ricardo Ferraço e Magno Malta, e os deputados federais Sérgio Vidigal, Dr. Jorge Silva e Lelo Coimbra entregaram ao Procurador-geral um documento revelando os danos decorrentes do fim do incentivo fiscal no Espírito Santo.
Caso Fundap II
O esquema da Odebrecht com alguns senadores da República e membros do Governo Federal à época estava disfarçado de instrumento para acabar com a chamada “Guerra Fiscal” de incentivos nos estados da Federação, mas, conforme é possível notar a partir da delação, revelou-se um forte esquema de compra de votos para estabelecer a alíquota única, a fim de beneficiar interesses da empresa em outras praças onde atuava como investidora, como no caso do Porto de Santos. “Viemos pedir ao Procurador-geral da República Rodrigo Janot que dê ciência à Bancada Capixaba quando da homologação da delação premiada, para que possamos encaminhar uma denúncia formal ao Ministério Público Federal e solicitar as providências cabíveis”, disse Marcus Vicente.
Pagamento
Na quinta-feira (15), o governador Paulo Hartung anunciou o pagamento dos servidores públicos para a próxima quarta-feira (21). De acordo com o governador, o pagamento antecipado do mês de dezembro será possível por conta da política de austeridade fiscal implementada pelo Poder Executivo Estadual. Ele reafirmou que o Governo do Estado vai fechar o exercício financeiro deste ano com todos os pagamentos em dia, incluindo prestadores de serviço, além de salário mensal e 13º salário dos servidores.
Coluna publicada na página 06 da edição do Jornal O PIONEIRO 18 de dezembro de 2016