Os servidores públicos municipais protestaram em frente à nova sede da Prefeitura de Linhares e caminharam pelas principais ruas da cidade. O motivo, segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Linhares (SISPML), Simone Aguiar, é o atraso no pagamento dos salários dos servidores, referente ao mês de dezembro e a mudança no pagamento do 13º. Salário que, segundo informou a prefeitura, será parcelado em duas vezes.
A assessoria de imprensa da Prefeitura, informou ontem, que o pagamento do mês de dezembro será realizado em janeiro de 2017, ainda sem data prevista, “o pagamento do mês de dezembro será realizado em janeiro, após o recebimento de novas remessas de arrecadação que ocorrem no final do mês”, informou. O 13º Salário será dividido em duas parcelas iguais e será pago nos dias 20 e 29 deste mês. De acordo com a Prefeitura a mudança no cronograma é em decorrência da crise econômica. Com a mudança de datas estima-se que mais de R$ 8 milhões deixarão de circular no comércio linharense.
O intuito do protesto, segundo Simone Aguiar, é pressionar a prefeitura a pagar o que é de direito dos trabalhadores. “Vamos aguardar uma nova proposta da administração municipal e levar para a apreciação dos servidores. Caso não seja aceita não descartamos uma greve que afetará todos os serviços da Prefeitura”, disse.
A Prefeitura chegou a anunciar o pagamento do 13º salários para os dias 19 (funcionários que integram a administração) e 20 (funcionários da secretaria municipal de Educação) deste mês. Já o salário de dezembro estavam agendados também para dezembro, no dia 29 receberiam os funcionários que integram a administração e 30 os funcionários da secretaria municipal de Educação.
Foto: Jornal O PIONEIRO