Tempos atuais pedem novas abordagens de ensino, por isso, a Secretaria de Educação de Linhares vai implantar, em breve, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A plataforma permitirá que os alunos realizem suas atividades de uma maneira dinâmica e permitirá a interação junto ao professor e seus colegas de classe.
A plataforma digital será desenvolvida para ambiente web e responsiva, permitindo que o aluno possa acessá-la por meio de qualquer dispositivo, seja pelo smartphone, tablet, notebook ou computador, disponível 24 horas por dia.
A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, informou que o Ambiente Virtual de Aprendizagem será um divisor de águas na rede municipal de ensino. Pontuou que as pesquisas atuais nas áreas da educação, psicologia e neurociência comprovam que o processo de aprendizagem é único e diferente para cada ser humano, e que cada um aprende o que é mais relevante e que faz sentido para ele.
“Essa plataforma inovará o modo de trabalho dos professores, já que essa ferramenta proporciona mais autonomia aos alunos e personaliza cada vez mais o processo de ensino aprendizagem. Estamos falando de metodologias ativas que possibilitam ao aluno aprender em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de professores inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital”, explicou.
A secretária ressaltou, ainda, que a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento das metodologias ativas tem proporcionado o que é conhecido como ensino híbrido.
“O ensino híbrido mescla momentos em que o aluno estuda sozinho os conteúdos e as instruções usando recursos online e outros em que o ensino ocorre em sala de aula, podendo interagir com os outros colegas e o professor. Deste modo, esse novo modelo de educação garante que tanto professores quanto alunos possam ensinar e aprender em lugares distintos, levando o ensino para além da sala de aula”, completou Maria Olímpia.
Antes de a plataforma ser disponibilizada aos alunos, professores e gestores vão participar de capacitação tecnológica e pedagógica, para assim iniciarem o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Matéria publicada na página 04 da Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 16 de agosto de 2020