Programa de DST/Aids promove campanha de combate a sífilis
Segue até hoje a campanha de combate à sífilis nas Unidades de Saúde de Linhares. O programa de DST/Aids do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS) está realizando exames rápidos para a identificação da doença. Os testes são realizados das 7 às 12h, inclusive os de detecção de HIV e hepatites B e C. O resultado é sigiloso e fica pronto em dez minutos.
A sífilis se manifesta com uma pequena ferida indolor na região genital ou em outras partes do corpo que teve contato com a bactéria. Também pode aparecer manchas vermelha pelo corpo, principalmente nas mãos e nos pés, podendo ser confundida com uma alergia.
A enfermeira do programa de DST/Aids, Zayra Gusmão, destacou a importância da campanha para incentivar a população a fazer os testes rápidos e iniciar o tratamento o quanto antes, caso o diagnóstico seja positivo.
“Os sintomas da sífilis são variados. Se a doença for descoberta precocemente, o tratamento é mais eficaz e a cura é mais rápida. Os sintomas podem não se manifestar por um bom tempo, mas a bactéria permanece no corpo e pode evoluir provocando complicações no sistema nervoso, coração, ossos e cérebro, podendo levar à morte”, disse.
Uma das maiores preocupações do programa de DST/Aids é o diagnóstico em mulheres grávidas. No ano passado, do total de pacientes em tratamento no município, 36% eram gestantes e em 17% desses casos, a doença foi transmitida para o bebê, a chamada sífilis congênita.
A sífilis tem cura, o tratamento pode ser iniciado em qualquer fase da doença e é totalmente gratuito.
Matéria publicada na página 10 da edição do Jornal O PIONEIRO 20 de outubro de 2016