Em um ano foram registradas pelo sistema de monitoramento da Viação Joana Darc em Linhares, 1.446.668 passagens gratuitas no Transporte Público Municipal de Passageiros
•• O número, acumulado no período de 01 de janeiro ao dia 31 de dezembro de 2016, é baseado nos passageiros que passam pela catraca, com a utilização do cartão gratuidade e do benefício da integração de linhas.
No ano passado foram contabilizadas pelo sistema de monitoramento da empresa, 895.089 passagens gratuidades de idosos, 118.931de pessoas com necessidades especiais, 42.596 passagens para os alunos e acompanhantes da escola mantida pela Sociedade Pestalozzi de Linhares, e 8.602 passagens(passe livres) de funcionários da prefeitura. O número de gratuidades do ano ficaria ainda maior se fossem contabilizados os passageiros que não passam pela catraca e assim não entram na contagem do sistema, como as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, carteiros, idosos e deficientes com locomoção reduzida, e crianças menores de cinco anos.
Em relação ao benefício da Integração Temporal de Linhas foram registradas neste mesmo período 381.450 passagens no sistema. Com a Integração Temporal o passageiro utiliza dois ônibus pelo preço de um, ou seja, a pessoa que pega dois ônibus para chegar ao seu destino, só paga uma passagem, no primeiro ônibus.
O diretor administrativo da empresa, Antonio Luiz Comério, explicou que todos os anos muitas pessoas são beneficiadas pela gratuidade no transporte público, porém as leis que garantem o benefício não indicam quem vai arcar pelo custo dessas gratuidades. “As leis beneficiam várias categorias com a isenção de tarifa, mas não indicam a fonte de custeio. O que faz com que parte do valor das gratuidades acabe recaindo sobre o valor da tarifa e outra parte é suportada pela empresa”, frisou.
Também no ano de 2016 foram contabilizadas mais de 1 milhão de passagens utilizando o benefício do Cartão Escolar, onde o estudante paga apenas metade do valor da tarifa, e que não entra na contagem das gratuidades acima citadas.
Matéria publicada na página 03 da edição do Jornal O PIONEIRO 15 de janeiro de 2017