O Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel), realizou a primeira reunião mensal deste ano, em sua sede, no Bairro Residencial Exposição, quarta-feira, 2, e recebeu integrantes da diretoria e convidados, entre eles o prefeito Guerino Luiz Zanon e o secretário de Segurança de Linhares, coronel Jones Mattos
•• Depois de reunir-se com a diretoria do Consel para tomar conhecimento das demandas do conselho e detalhes de sua atuação, o prefeito Guerino Zanon falou aos conselheiros. Relembrou o início da entidade e elogiou o conjunto de forças da sociedade civil organizada que se soma ao setor público para oferecer um serviço de qualidade à população. “Quero continuar as parcerias com todas as entidades até porque elas ajudam, com suas ações, a diminuir o custo do poder público”, disse.
A segurança pública é feita com a polícia e a participação efetiva da sociedade com os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, reforçou o prefeito: “Quero voltar a contar-como sempre tive a oportunidade-, com uma relação saudável e produtiva com os segmentos organizados da sociedade, como o Conselho de Segurança do nosso município”.
O Consel fortalece o trabalho da segurança pública de Linhares, afirmou, também, o secretário de Segurança de Linhares, coronel Jones Mattos. A responsabilidade de cuidar do município é de todos nós, acrescentou.
Sobre a demanda apresentada pelo Conselho em relação à necessidade de reforçar o policiamento no interior do município, o secretário informou que já foi colocada uma proposta nesse sentido. Segundo ele, a ideia é firmar uma parceria entre a Polícia Militar e a Guarda Civil para atuação conjunta na Patrulha Rural.
Reunião
•• Para o presidente do Consel, Márcio Roney Santos Correia, foi uma reunião muito produtiva. Destacou a importância da presença do prefeito e lembrou que o Conselho trabalha sem partidarismo, buscando o bem comum para o município.
Márcio aproveitou para lembrar também que a entidade ajuda a segurança de Linhares, mas, para isso, recebe apoio das pessoas que colaboram com qualquer valor na conta de água e as empresas que fazem doações. É com essa participação que o Consel ajuda no conserto de viaturas, estrutura dos presídios e outras ações em apoio às forças de segurança que reúnem as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal para o cidadão ter um serviço cada vez melhor.
Além de vários conselheiros, a reunião do Consel foi acompanhada pelo comandante do Tiro de Guerra de Linhares, sargento Marcos Barbosa, o comandante do Batalhão de Bombeiros Militar em Linhares, coronel Herbert Carvalho, o diretor do Presídio Regional de Linhares, Rodrigo Merçon, o representante da Guarda Civil Municipal Eliézio Lipaus, e o chefe da Ciretran em Linhares, Douglas Simplício, e o presidente da Seccional Regional Linhares da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rodrigo Dadalto.
Matéria publicada na página 05 da edição do Jornal O PIONEIRO 05 de fevereiro de 2017