MAMÃE EU QUERO
O ministro do Supremo Tribunal Federal-STF, Luís Roberto Barrosso, que recentemente discursou dizendo que ajudou derrubar o bolsonarismo, agora aparece em outra “gaffe” quando participava em Portugal, de um “beija-mão” do delator da Lava-Jato e dono do Grupo JBS, Joesley Batista. Disse para a imprensa (após o fato do “beija-mão” ser publicada pela colunista, Malu Gaspar, no jornal O Globo), que não conhece o Joesley. A festa do “Beija-Mão” aconteceu no dia 26 de junho, no terraço do Hotel Tivoli, um dos mais famosos de Portugal e de acordo com a foto acima, Barroso ouvia atentamente a fala do ‘desconhecido Joesley’. Barroso estava em Portugal participando do evento “marco regulatório para as plataformas de internet”. Tem sentido, ele errou a festa.
MAMÃE EU QUERO II
O Ministro Barroso assume a presidência do STF a partir de 28 de setembro, com a aposentadoria de Rosa Weber.O ministroparticipou de uma festa no dia 26 de junho deste ano juntamente com delator e dono do grupo JBS, Joesley Batista, no Hotel Tivoli, em Lisboa. O vídeomostra os dois no terraço de um dos hotéis mais famosos de Portugal foi divulgado pela coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, ontem, quarta-feira (26). A festa aconteceu durante o Fórum Jurídico promovido pelo instituto ligado ao também ministro Gilmar Mendes.
IDENTIDADE DE GÊNERO
Não é necessária cirurgia de redesignação sexual para que uma mulher transexual possa cumprir pena em estabelecimento prisional feminino. Decisão é do ministro Luis Roberto Barroso, atendendo a pedido da Defensoria Pública de SP. Relator apontou o dever de o Estado zelar pela não discriminação em razão da identidade de gênero e orientação sexual, bem como de adotar todas as providências necessárias para assegurar a integridade física e psíquica de pessoas LGBTQIA+ encarceradas.
MORRE DOM GERALDO I
O ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo emérito de Mariana, em Minas Gerais, Dom Geraldo Lyrio Rocha, morreu aos 81 anos. O falecimento foi comunicado na manhã desta quarta-feira (26).Dom Geraldo era capixaba, nascido em Fundão, Região Metropolitana da Grande Vitória, em 14 de março de 1942. Ele começou na Arquidiocese de Vitória, onde foi bispo auxiliar entre 1984 e 1990.Entre 1990 a 2002, foi bispo de Colatina, no Norte do Espírito Santo. Ele ainda foi arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, entre 2002 e 2007, e atuava desde então em Mariana.
MORRE DOM GERALDO II
Ele viajou à Xingu-Altamira, no Pará, no último domingo (23) para orientar o retiro espiritual dos padres da diocese. Dom Geraldo sofreu queda, fraturou o fêmur e precisou ser hospitalizado. Em função de uma parada cardiorrespiratória, ele faleceu na madrugada de ontem.O velório acontece na catedral de Altamira, no Pará, na manhã desta quinta-feira. O corpo será transladado para Vitória, no Espírito Santo. Ainda não há informações sobre o sepultamento.
RODOVIAS QUE MATAM
O juiz da 2ª Vara de Santa Maria de Jetibá determinou que um departamento responsável pela manutenção de estradas e rodovias do Estado do Espírito Santo seja responsabilizado por um acidente que teria sido causado por um buraco na rodovia estadual que atende a comunidade de Santa Maria de Jetibá. A vítima estava dirigindo o veículo de propriedade quando se deparou com o buraco, o qual relatou ser grande, disposto na curva. Em razão disso, a motorista na tentativa de desviar da abertura, perdeu o controle do carro e caiu em uma ribanceira, sofrendo lesões. Desse modo, o requerido deve pagar R$ 15.475,00, a título de danos materiais, bem como R$ 8 mil, referente aos danos morais sofridos. O Processo é o nº 0001453-96.2019.8.08.0056.
QUEM MANDOU MATAR?
Na última segunda-feira, o caso Marielle Franco teve novos desdobramentos. O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou que o ex-PM Élcio de Queiroz fechou delação premiada com a PF e com o MP/RJ confirmando a participação dele, de Ronnie Lessa e do ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa no assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes. Na coletiva, Dino ressaltou que a colaboração premiada encerrou uma fase da investigação ao retirar todas as dúvidas sobre a execução do crime, abrindo a possibilidade de a polícia chegar aos mandantes do duplo assassinato. Será que vai?