Suicídio no Facebook
A jovem Ariadne Wojcik, formada em Direito pela Universidade de Brasília – UnB, deu cabo da vida, na última quarta-feira, minutos depois de postar um longo texto no Facebook denunciando que sofria “abuso” por parte de seu superior no escritório de advocacia onde estagiou. Depois de escrever a mensagem, onde mostra visível desequilíbrio, ela saiu de Cuiabá rumo à Chapada dos Guimarães. Nos altos dos paredões coloridos da Chapada, lançou-se ao infinito.
Suicídio no Facebook II
No relato da jovem, a “história de abuso” tinha como protagonista um professor da UnB, procurador do DF e titular do referido escritório de advocacia. O diretor da faculdade de Direito da UnB já teria providenciado o desligamento do mestre, uma vez que ele seria apenas voluntário. E tal se deu não como juízo prévio, mas para abrandar o clima com os acadêmicos que estavam em polvorosa. Aliás, falando em juízo feito de afogadilho, é preciso mesmo saber como as coisas se passaram de fato antes de formar qualquer convicção.
João Doria
A gestão de João Doria à frente da prefeitura paulistana nem começou e já merece elogios efusivos por parte deste nosso vibrante matutino. E tal se dá graças à escolha do novo Secretário Municipal de Transportes, o advogado Sérgio Avelleda. Respeitado na área, Avelleda conjuga dois atributos que são raros numa mesma pessoa, o brilhantismo e a dedicação. Enfim, a terra da garoa estará a partir de janeiro em ótimas mãos.
Telefonia
A Comissão de Justiça da Câmara Federal aprovou a proposta que permite que a Anatel transforme as atuais concessões de telefonia fixa em autorizações – espécie de licença mais flexível, que não traz obrigações de universalização, como instalar orelhões. Em troca, as operadoras terão compromissos de investimento, sobretudo em redes de banda larga.
Ferrovias
O governo vai trocar a renovação das concessões das atuais ferrovias por obras de novas estradas de ferro, entre elas possivelmente o Ferroanel de São Paulo.
Rodovias
O Governo do Estado de São Paulo busca nos Estados Unidos da América – EUA investidores para rodovias. O governador Geraldo Alckmin apresentou a investidores na última quinta-feira, em NY, lotes de concessão para quatro rodovias.
Licitações e contratos
A Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional do Senado aprova projeto que moderniza a vetusta lei de licitações, a famigerada 8.666 de 93.
Extradição
O plenário do Supremo Tribunal Federal – STF negou na última quarta-feira, por 6 a 5, o pedido de extradição do governo da Argentina contra Salvador Siciliano, acusado de sequestrar e assassinar militantes políticos de esquerda entre 1973 e 1975. A Argentina sustentava que os crimes, de lesa-humanidade, seriam imprescritíveis de acordo com a Convenção sobre a Imprescritibilidade dos Crimes de Guerra e dos Crimes contra a Humanidade, de 1968. Mas a maioria dos ministros afastou esse argumento, alegando que o Brasil não subscreveu o tratado em questão.
Extradição II
O julgamento acima estava em 7 a 4, mas ao final a ministra Rosa Weber decidiu alterar o voto anteriormente proferido pelo indeferimento da extradição, e decidiu acompanhar o relator, ministro Fachin. Em sua retificação, ressaltou entender que crimes de lesa-humanidade são imprescritíveis por força de normas cogentes como as convenções internacionais.
Dia de Santa Luzia
Hoje, dia 13 de novembro é comemorado o Dia Santa Luzia. O nome dela deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz. Luzia nasceu em Siracusa (Itália) no fim do Século III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã. Por se negar a casar, Santa Luzia foi decapitada no ano de 303. Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus – Luz do Mundo – até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.
Chicotinho queimado
O juiz federal Sérgio Moro vai ouvir no dia 30 de novembro o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) como testemunha de defesa do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Em ofício enviado à Justiça Federal, em São Bernardo do Campo (SP), o magistrado pediu que o petista seja intimado com urgência para ser ouvido por videoconferência, às 17h30. Vai ser o maior ibope de uma videoconferência, nunca antes visto na história.
Turismo Sustentável
Com a proposta de promover e construir uma estratégia nacional para a sustentabilidade no turismo, o Rio de Janeiro recebe, dia 30 de novembro, às 14 h, no auditório da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Seminário Internacional de Turismo Sustentável. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), vai reunir palestrantes nacionais e internacionais, trade turístico, autoridades, estudantes e pesquisadores para discutir estratégias e práticas de sustentabilidade para o turismo e as oportunidades para desenvolvê-las.
Paternidade
Em todo o Espírito Santo, de acordo com dados do último censo escolar, existem aproximadamente 76 mil crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino sem o nome do pai na certidão de nascimento. E para promover reconhecimentos de paternidade, a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vem realizando ações do projeto Meu Pai é Legal, em parceria com instituições de ensino superior.
Coluna publicada na página 02 da edição do Jornal O PIONEIRO 13 de novembro de 2016