Na próxima terça-feira (27), Linhares recebe a Caravana Embrapa FertBrasil. O município sedia a etapa regional do evento que é referência em manejo sustentável de solos no País e uso adequado de fertilizantes. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é parceiro no projeto.
Em Linhares, a edição acontece no auditório do Centro Integrado Sesi/Senai, das 7h30 às 12h30. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link: http://embrapa.br/caravana-fertbrasil/linhares.
Os participantes receberão, durante o evento, informações relacionadas aos temas sobre planejamento agrícola, boas práticas para uso eficiente de fertilizantes, novas tecnologias para suprimento de nutrientes às plantas, utilização de ferramentas digitais e sistemas de informação, além de tecnologias e prática de manejo para a sustentabilidade agroambiental.
Esses temas serão abordados por pesquisadores das diversas Unidades da Embrapa pelo País. O público-alvo é composto por profissionais de assistência técnica e extensão rural, consultorias pública e privada e produtores rurais. Após as apresentações das palestras, é realizado um debate destinado à troca de experiências, promovendo uma desejável interação entre o público e os pesquisadores.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes em nível global, ocupando a quarta posição. China, Índia e Estados Unidos aparecem no topo da lista de consumo. Esses países ainda são grandes produtores mundiais de fertilizantes, com exceção do Brasil que importou em 2021 cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola.
No País, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes. A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil. Com a Bielorrússia, chega a fornecer mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente.
Em março, a caravana passou por Venda Nova do Imigrante, atendendo produtores rurais e demais interessados da cadeia agrícola na região sul. O evento contou com palestras para técnicos e consultores sobre tecnologias e práticas para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes.
Sobre a caravana FertBrasil
A Caravana Embrapa FertBrasil deu início ao percurso no ano passado e já passou por 31 cidades em nove estados brasileiros. Este ano, continuará percorrendo as principais regiões agrícolas do País, com o objetivo de levar informações e conscientizar os técnicos e produtores para o manejo adequado das culturas, visando potencializar a eficiência econômica e agronômica dos fertilizantes e insumos, que são itens que contribuem para um elevado custo de produção das culturas.
A ação é uma realização da Embrapa e Rede Fertbrasil. O evento tem ainda o apoio institucional nacional da Finep, Sinprifert, Sistema OCB, CNA, Senar e Banco do Brasil. Também tem o apoio local do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do ES (Senac-ES).
Conteúdo programático:
Realidade regional – Perfil dos Agricultores, dos Sistemas de Produção e Cadeias Produtivas – Dr. André Guarçoni Martins/ Incaper
Módulo 1 – Planejando onde e quando plantar: Dr Francisco Alisson Xavier/Embrapa Mandioca e Fruticultura
Módulo 2 – Boas Práticas
– Boas práticas de adubação e correção do solo: Dr Raul Castro Carrielo Rosa/Embrapa Agrobiologia
– Fertirrigação – Dr Eugenio Coelho/Embrapa Mandioca e Fruticultura
Módulo 3 – Novos Fertilizantes e Insumos: Dr Cauê Ribeiro Jr/Embrapa Instrumentação Agropecuária
Módulo 4 – Soluções Digitais: Dr. Ronaldo Pereira de Oliveira/Embrapa Solos
Foto: divulgação