Operação páscoa
A partir desta segunda-feira, 27 de março a 13 de abril, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) realiza a “Operação Páscoa” nos municípios da Grande Vitória e do interior do Estado. Os agentes fiscais visitarão estabelecimentos comerciais onde a oferta dos produtos é maior neste período, como supermercados, mercados de bairro e padarias. Os produtos serão examinados, coletados e encaminhados para o laboratório, onde serão periciados quanto ao seu conteúdo nominal (peso declarado na embalagem). O conteúdo nominal se refere à parte do produto que será consumida. Por exemplo: nos ovos de páscoa, o peso declarado na embalagem deve corresponder ao peso do chocolate, excluindo-se qualquer embalagem e/ou brindes. No caso de pescado congelado, o peso deve corresponder apenas ao pescado, excluindo-se a cobertura de gelo e a embalagem. Para produtos em conserva, o comprador deve estar atento ao peso drenado, pois a salmoura não deve ser levada em consideração.
Venda de arábica
Mais 8,06 mil toneladas de café arábica em grãos dos estoques públicos foram comercializadas na última quinta-feira, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em três operações, descritas nos Avisos de Nº 54, 55 e 56, foram ofertadas 8,28 mil toneladas. O produto está armazenado nas unidades da Conab de São Paulo e Minas Gerais. Em janeiro deste ano, o Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) autorizou a venda de até 43,2 mil t de café arábica dos estoques públicos, com o objetivo de conter a elevação dos preços no mercado interno. Com os leilões de hoje, a quantidade total vendida este ano chegou a 40,36 mil toneladas.
Na Assembléia
A deputada estadual Eliana Dadalto e a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Espírito Santo (Adepes) convidam a sociedade civil, instituições públicas e privadas para a sessão especial com o tema: ‘‘O Protagonismo feminino na luta pelos direitos no ES’’, a ser realizada na próxima terça-feira, 28, às 18h30 na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. Na ocasião representantes de movimentos feministas e entidades debaterão temas como a mobilização da conquista de direitos e a discussão das discriminações, violências morais, físicas e sexuais que ainda são sofridas pelas mulheres. Esse encontro faz parte das realizações que marcam o Dia Internacional da Mulher comeorado em 8 de março.
Prestigio
Não resta dúvida que a ida do prefeito de Linhares Guerino Zanon (PMDB) a Brasília quinta-feira, 23, para uma audiência com o presidente Michel Temer, também peemedebista, deu à sua candidatura a presidência da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) uma visão de seu prestígio e de sua capacidade para comandar aquela entidade. A eleição vai acontecer na próxima terça-feira, 28, e Zanon, que tem apoio declarado do governador Paulo Hartung (PMDB), concorre com o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), que por sua vez tem apoio da senadora Rose de Freitas (PSDB).
Retiro dos presbíteros
Na próxima segunda-feira, dia 27, os padres da Diocese de Colatina estarão reunidos para participar do Retiro Anual dos Presbíteros. Trata-se de um importante momento de oração, reflexão e espiritualidade. O retiro deste ano será assessorado pelo padre Ivo Ferreira de Amorim, da Arquidiocese de Vitória. O momento acontece no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), em Ibiraçu, com encerramento previsto para sexta-feira, dia 31.
Minha casa minha.…
O Diário Oficial da União traz, na edição de sexta-feira (24), novos critérios de seleção para a faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida que atende famílias com renda de até R$ 1.800. A partir de agora, a modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) chegará aos municípios com população inferior a 50 mil habitantes. . As melhorias também tratam da inserção urbana: quanto maior a proximidade de bairros já consolidados, melhor será a avaliação do empreendimento. Além disso, aqueles que apresentarem condições de contratação imediata terão prioridade, em função da possibilidade de geração de emprego e renda em curto prazo. Estados e municípios que doarem o terreno para a construção do empreendimento também serão os primeiros da fila.