Leilão de café
Na próxima quinta-feira, 20, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará mais dois leilões de venda de café arábica, com a oferta de 5,7 mil toneladas do produto. Os leilões eletrônicos estão detalhados nos avisos de Número 188 e 189 e o café está estocado em armazéns de Minas Gerais. Estas ofertas regulares estão previstas até o final do ano e fazem parte da estratégia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para regulação do mercado interno, devido à elevação dos preços do produto. Técnicos da Companhia acompanham diariamente o comportamento do café no mercado. Este ano já foram leiloadas 560 mil sacas de café, com 60 Kg cada. Restam ainda cerca de 260 mil sacas que devem ser comercializadas até dezembro. Os interessados em adquirir o produto devem estar cadastrados na bolsa de valores por meio da qual pretendam realizar a operação e em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi), entre outras exigências detalhadas nos editais. Foto: Divulgação
Vacina contra HPV
O Brasil será o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça-feira (11), em Brasília (DF). A partir de janeiro do próximo ano, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). No Espírito Santo, serão 63,6 mil meninos beneficiados de 12 e 13 anos, além de 6,4 mil jovens entre 9 e 26 anos vivendo com HIV/aids.
Na palma da mão
Por meio de um aplicativo em que constam informações relacionadas ao dia a dia da população, como horários e itinerários de ônibus, situação da CNH, multas por veículos, agenda de eventos, notícias, Diário Oficial, entre outras atividades governamentais, eis ai o ES na Palma da Mão, uma tecnologia lançada pelo Governo quinta-feira (13), no Palácio Anchieta. O aplicativo já está disponível para aparelhos com sistema Android e até o final de novembro para iOS. Segundo o diretor do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Renzo Colnago, a tecnologia não custou nada para os cofres públicos e possui login único. “O Governo do Estado possui mais de mil serviços oferecidos aos cidadãos em diferentes setores. Por isso, nos empenhamos em reunir num único ambiente vários serviços para o cidadão, facilitando o acesso”.
Sicoob Sul
No próximo dia 6, o Sicoob Sul-Serrano chega aos 21 anos de atividade. A cooperativa nasceu em Venda Nova do Imigrante, município da região serrana do Espírito Santo, onde tem sede. Atualmente, está presente em 14 municípios, com 22 agências, 38 mil associados e 227 funcionários. Segundo Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano, a cooperativa foi criada para atender os agricultores da região: “Começamos no interior, com os produtores rurais. Com o aumento da demanda e mudanças da legislação cooperativa, passamos a abranger todos os segmentos. Nossa expansão se deu primeiro no interior e depois ampliamos a atuação para a Grande Vitória”, enfatiza.Vale ressaltar que o Sicoob Sul-Serrano mantem uma parceria de apoio a Festa da Polenta que hoje se encerra em Venda Nova do Imigrante há dez anos.
Semana estadual da ciência
A 13ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo acontece entre os dias 17 e 23 de outubro, mas algumas atividades serão estendidas até o dia 30 de novembro. O tema deste ano, Ciência Alimentando o Brasil, foi definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e sugerido pela Unesco/ONU, devido a proclamação de 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL). A abertura oficial do evento será terça-feira (18), no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, às 10 horas. A Semana C&T tem o objetivo de promover a Ciência e a Tecnologia no Espírito Santo mobilizando educadores e estudantes dos ensinos fundamental, médio, superior e de pós-graduação; pesquisadores; gestores de órgãos públicos, empresas privadas e de organizações não governamentais; inventores; inovadores e a sociedade em geral.
Coluna publicada na página 07 da edição do Jornal O PIONEIRO 16 de outubro de 2016