Palestra em São Paulo
Com o objetivo de debater os “Desafios da Gestão e da Inovação no Setor Público em Tempos de Crise”, o governador Paulo Hartung ministrou palestra, no tarde de quinta-feira (19), durante Seminário no Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP), em São Paulo. Na oportunidade, Hartung ressaltou a importância do gestor público utilizar ferramentas gerenciais avançadas, reduzir o custeio da máquina pública e utilizar a inovação como solução de desafios e melhoria dos serviços prestados à população. Durante o encontro, o governador Paulo Hartung ressaltou que o Estado está com ações prioritárias nas áreas de educação, saúde e segurança. “Estamos fazendo o dever de casa com a execução de uma política de austeridade fiscal firme e, em paralelo, implementando políticas sociais inovadoras com projetos importantes como, por exemplo, o Ocupação Social, a Escola Viva e um choque gerencial na saúde pública. São ações para arrumar a casa e criar políticas públicas importantes para a população”, garantiu o governador.
Transporte de madeira
•• A operação logística iniciada em junho de 2015 para levar toras de eucalipto colhidas no Rio Grande do Sul até a fábrica da Fibria em Aracruz (ES) por meio de navegação de cabotagem completou a marca de 1 milhão de metros cúbicos de madeira transportada no primeiro dia de 2017. As toras são provenientes de contratos de parceria para cultivo de eucalipto que a empresa firmou com produtores gaúchos. O volume foi transportado em 52 viagens de navio. Até o final da operação, serão movimentados 3 milhões de metros cúbicos de madeira em navios. Se essa mesma quantidade de madeira fosse levada por caminhões, seriam necessárias 60 mil viagens rodoviárias.
Acordo MPF & Samarco
•• O Ministério Público Federal (MPF) firmou, na quarta-feira, 18 de janeiro, acordo preliminar com a Samarco, Vale e BHP Billinton, responsáveis pelo rompimento da Barragem de Fundão, ocorrido em novembro de 2015 no município de Mariana/MG, para a definição de medidas e iniciativas que possam contribuir para a celebração de um acordo final nas ações civis públicas em andamento perante a 12ª Vara Federal de Belo Horizonte. Ressaltando que o acordo não obriga nenhuma das partes a firmar futuro Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que deverá ser objeto de amplas negociações, sob o crivo do juízo federal, o MPF esclarece que sua participação não significa concordância com o acordo celebrado nos autos da Ação nº 69758-61.2015.4.01.3400, nem renúncia a qualquer dos pedidos formulados na ACP nº 0023863-07.2016.4.01.3800.
Pós-Graduação
•• O Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec) oferece, ao longo de 2017, cursos de pós-graduação em áreas distintas da engenharia em proposta acadêmica que mescla alto nível de conteúdo, inovação no aprendizado e exigências requeridas pelo mercado. Em março, terá início o curso de Gestão de Energia a ser ministrado em São Paulo e no Rio de Janeiro. No mesmo mês, será iniciado o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho nas cidades paulistas de Campinas, São José do Rio Preto, Itapetininga e Bauru. Mais informações sobre os cursos e inscrições estão disponíveis no portal do Isitec: www.isitec.org.br.
Saneamento Básico
•• A Lei 11.445, conhecida como a Lei do Saneamento Básico, completa 10 anos este mês com pouco a comemorar: estudo realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES demonstra que houve melhora na situação do saneamento no país, porém, movida por avanços tímidos em algumas regiões. O instrumento estabelece as diretrizes nacionais e a política federal para o setor. Seu advento gerou grandes expectativas quanto à melhoria da prestação e gestão desses serviços e a tão desejada universalização. Dez anos depois, os indicadores monitorados anualmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por meio da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios) apontam um grande contingente de pessoas ainda sem acesso aos serviços.
Chikungunha
•• A Secretaria de Estado da Saúde –Sesa informou na última quinta-feira, 19, que foram notificados no Espírito Santo 28 casos de Chikungunya, entre 1º e 14 de janeiro de 2017. Há registro de circulação do vírus em onze municípios: Aracruz, Afonso Cláudio, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Guaçuí, Montanha, Vila Velha, Vitória e Serra.
Coluna publicada na página 06 da edição do Jornal O PIONEIRO 22 de janeiro de 2017