•• A gente já sabia, mas não custa nada receber o devido reconhecimento! Regência é a 6ª melhor praia para a prática de surfe no Brasil, segundo o site de viagens americano Expedia (www.expedia.com.br). O portal analisou os melhores ‘picos’ para a prática do esporte, com a supervisão do surfista profissional Bino Lopes, campeão brasileiro de 2015 e atualmente briga pela qualificação da elite do surf mundial. Regência ficou a frente de praias consagradas como Saquarema, no Rio de Janeiro, Florianópolis, em Santa Catarina, e Ubatuba, em São Paulo.
Entre fundos de areia, pedras ou recifes de corais, Bino dá as dicas com base nas suas próprias preferências, mas sempre lembrando que nossos mares são perfeitos para uma surf trip com direito a ondas épicas e paisagens fantásticas para todas as tribos. De acordo com a descrição do surfista, Linhares é conhecido como o “Paraíso das Águas” e é famosa tanto por suas 64 lagoas que formam o maior complexo lacustre da Região Sudeste, como pelas grandes ondas da praia de Regência.
“De lá também dá para alugar caiaques e barcos para explorar a região, e ainda tem como agendar visitas aos tanques de tartarugas e às trilhas ecológicas do Projeto Tamar da Reserva Biológica de Comboios”, destaca Bino Lopes. Ele pontua também que nem todos que “acompanham” os surfistas são experts no assunto, e o bacana é que fora das águas também tem bastante coisa para ver e fazer enquanto a sequência da maré faz a alegria dos mais aventureiros. “É importante frisar que o Brasil está entre os sete melhores do mundo para a pratica do surfe”, sublinha.
Para o secretário municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer, Ivan Salvador, o reconhecimento vai alavancar o turismo em todo Espírito Santo, e especialmente em Regência. Ele e a equipe da Secretaria planejam uma grande competição de surfe no balneário que atraia esportistas de renome nacional e que deverá ser realizado já próximo semestre. “Estamos definindo alguns detalhes, mas ganhamos esse reforço incrível da mídia. O reconhecimento é um presente que todos os moradores e apaixonados pela Vila e pelo surfe ganhou. Tenho certeza que esta projeção vai impulsionar o turismo e a economia da região”, destacou.
Vila de Regência
•• Nem só de ondas vive a bucólica Vila de Regência. O local tem beleza natural selvagem e calma e é conhecido também pelo tradicional festival de Congo, como a festa de Caboclo Bernardo; por suas trilhas ecológicas do Projeto Tamar da Reserva Biológica de Comboios.
A soltura das tartarugas marinhas é outro espetáculo a parte e que pode ser visto bem de perto por todos os turistas e visitantes. A praia, semi-deserta, tem acesso controlado. Outro local de parada obrigatória é o Centro Ecológico de Regência que fica no centro da vila.
Criado em 1986, recebe cerca de 23 mil visitantes por ano. É um espaço para recepção e informação aos turistas. O local conta com ossada de baleia jubarte, exposições, auditório-biblioteca e aquários com peixes da região como robalo, tucunaré, dourado, além da lagosta e do camarão pitu.
Levando em consideração que o Brasil está entre os sete melhores países do mundo para surfar, não seria loucura tentar escolher uma, ou algumas, das belíssimas praias dos nossos mais de 7 mil quilômetros de litoral para cair no mar. Observando também que nem todos que “acompanham” os surfistas são experts no assunto, o bacana é que fora das águas também tem bastante coisa para ver e fazer enquanto a sequência da maré faz a alegria dos mais aventureiros.
Confira:
16 MELHORES CIDADES PARA SURFAR E VIAJAR NO BRASIL
Matéria publicada na página 7 da edição do Jornal O PIONEIRO 19 de março de 2017