•• A Câmara de Linhares foi alvo, nesta segunda-feira (26), de uma operação do Ministério Público Estadual (MP-ES) que combate um esquema de ‘rachid’, quando o servidor público é obrigado a dar parte do salário em troca da manutenção do cargo. O MP-ES trabalha no caso em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e a 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Linhares.
A operação, batizada de “Salário Amigo” cumpriu um mandado de prisão, sendo alvo a vereadora Rosa Euzébio dos Santos, conhecida por Rosinha “Guerreira” (PSDC), dois mandados de busca e apreensão e 12 conduções coercitivas expedidas pela Justiça. A vereadora foi conduzida para a promotoria da cidade e deve seguir para o presídio feminino de Colatina. As investigações continuam e seguem sob sigilo.
Em entrevista à imprensa, o promotor de Justiça Bruno de Freitas Lima afirmou que, além da prisão, pediu o afastamento imediato da vereadora Rosinha da atividade parlamentar e o bloqueio de seus bens, “para que ocorra o ressarcimento dos prejuízos causados à coletividade”.
Seguindo nessa linha, o promotor Leonardo Augusto César dos Santos afirmou que vai propor uma ação por dano moral coletivo, para que a vereadora indenize a sociedade. “Ela usou o cargo eletivo para agir de maneira errada. Por isso, o dano causado à população precisa ser reparado”, frisou.
O ato do Ministério Público Estadual foi comunicado a imprensa na parte da manhã de ontem, informando que haveria uma ação, às 12 horas, sem contudo fornecer outros detalhes. A imprensa compareceu e aguardou até por volta das 13 horas, quando os dois promotores pediram que fossem seguidos até à Câmara Municipal, onde uma equipe já recolhia documentos, sem despertar nos funcionários de outros gabinetes qualquer suspeita.
Por volta das 14 horas a vreadora Rosinha “Guerreira” deixou seu gabinete, já presa, e entrou no carro dos policiais da GAECO, que a conduziram até a sede do Ministério Público, no bairro Três Barras, para ser ouvida por promotores.
Como a vereadora não tem curso superior ela será levada para um presídio feminino em Colatina.
Foto: Jornal O PIONEIRO
Matéria publicada na página 03 da edição do Jornal O PIONEIRO do dia 27 de Fevereiro 2018
7 comentários
Cada uma …
Isso que da não saber o que está fazendo ali …
Tem mais pra ser investigado
Fiquei sabendo que teve vereador que quando viu a movimentação na frente da Camara passou a mão em uma criança e entrou no escola!! kkkkkkkkk
Ela ainda está presa??
A vereadora foi solta ontem (sexta-feira). Maiores informações na edição de amanhã do Jornal O PIONEIRO.
Vergonha