Penitenciária de Linhares deve receber equipamento de segurança da Olimpíada
A Penitenciária Regional “Desembargador José Mathias de Almeida Neto” e o Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) devem receber equipamentos de segurança utilizados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.
O Espírito Santo receberá mais de R$ 1,2 milhão em equipamentos, totalizando 11 equipamentos de raios-X, 19 portais de metais e 13 detectores manuais que serão instalados em presídios da Grande Vitória e interior.
A intenção é prevenir a entrada de parentes de detentos, portando aparelhos celulares, explosivos, drogas e objetos que possam ser utilizados como armas. Desde 2012, as unidades prisionais do Estado não realizam revistas íntimas em visitantes.
De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), isso se deve à portaria que proíbe o uso de espelho, a prática de agachamento, desnudamento parcial ou total ou qualquer outra forma de tratamento considerado desumano durante o procedimento de revista.
Os equipamentos foram adquiridos pelo Departamento Penitenciário Nacional e estava previsto no contrato com a organização da Rio 2016 que seriam entregues logo após o evento esportivo.
O Estado já começou a receber os equipamentos de inspeção, porém, segundo a Sejus, não há previsão de quando devem começar a ser utilizados.
Matéria publicada na página 03 da edição do Jornal O PIONEIRO 25 de setembro de 2016