Está aberto o período das solicitações de pré-matrícula da rede pública estadual. Nesta etapa, podem solicitar vaga na rede estadual estudantes matriculados nas redes públicas municipais, federal ou privada e também estudantes que não estejam matriculados em qualquer uma das redes de ensino. A pré-matrícula deve ser realizada, até o dia 06 de janeiro, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2017.
É importante ressaltar que para solicitar a pré-matrícula é preciso preencher até cinco opções de unidades escolares onde deseja ingressar. A distribuição das vagas segue os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga, e aluno com menor idade. O estudante que não tiver acesso à internet, pode se dirigir a uma das escolas estaduais, em todo Estado, para fazer sua solicitação de matrícula.
“As escolas da rede estadual estão abertas para todos os cidadãos. Todo o processo de matrícula será realizado pela internet para facilitar o acesso. A Chamada Pública é um esforço comum para que todos os alunos estejam regularmente matriculados”, destaca o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
O processo de matrícula, conhecido como Chamada Pública Escolar, tem como objetivo assegurar o acesso dos estudantes às unidades públicas que oferecem o Ensino Fundamental e Médio e a sua permanência no processo de escolarização. O processo de organização de matrículas compreende as seguintes etapas: Rematrícula; Transferência Interna; Pré-Matrícula; Divulgação do Resultado e Efetivação da Matrícula.
A rematrícula ou a transferência interna já foram realizadas no período de 05 a 18 de dezembro, na qual o estudante assegura a sua vaga com a rematrícula, considerando a etapa ou a modalidade de ensino em que ele se encontra. Ou permanece na rede pública estadual, porém solicita ingressar em outra escola, com a Transferência Interna.
Caso algum estudante não tenha solicitado a rematrícula ou a transferência interna, no período devido, terá chance de solicitar uma nova vaga na etapa de pré-matrícula.
Unidades Escola Viva
Mais de 10 mil estudantes vão estudar em tempo integral em diversos municípios do Estado. No total, 17 unidades do programa Escola Viva estarão em funcionamento, em 2017, nos municípios: Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Ecoporanga, Guaçuí, Iúna, Linhares, Montanha, Muniz Freire, Pedro Canário, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
Na Grande Vitória, a Escola Presidente Castelo Branco, em Cariacica, será a primeira Escola Viva exclusivamente de Ensino Fundamental. A unidade vai ofertar 490 vagas para estudantes do 6º ao 9º ano. Já em Vila Velha, serão três novas unidades em funcionamento em 2017. A Escola Cobilândia, no bairro de mesmo nome, com 640 vagas para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio; a Escola Assisolina Assis de Andrade, em Aribiri, que abrirá 640 vagas, para estudantes dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio; e a Escola Estadual Profª. Maura Abaurre, que fica no bairro Vila Nova, com 480 vagas para o estudante do Ensino Médio.
No Norte do Estado, no município de São Mateus, a escola Marita Motta Santos será contemplada com a Educação em Tempo Integral. Lá, serão ofertadas 650 vagas para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Em Linhares, a escola Bartouvino Costa vai abrir 625 vagas para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e as 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Em Colatina, a Escola Conde de Linhares é a que vai atender 520 alunos também do Ensino Médio em tempo integral. Em Pedro Canário, serão 480 vagas para alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, na escola Manoel Duarte Da Cunha. Em Montanha, será Escola Viva a Elpídio Campos de Oliveira, para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, com 570 vagas.
Já no Sul do Estado, o programa Escola Viva vai atender estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, nas escolas Monsenhor Miguel de Sanctis I, em Guaçuí, com 560 vagas, e na Henrique Coutinho, em Iúna, com 600 vagas para o 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Na Escola Afonso Cláudio, que fica bairro São Tarcísio, em Afonso Cláudio, serão ofertadas 640 vagas para estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
Matéria publicada na página 03 da edição do Jornal O PIONEIRO 29 de dezembro de 2016
2 comentários
Como e as matrícula
A pré-matrícula deve ser realizada pelo site da Sedu, como mostra a reportagem atê o dia 6 de fevereiro. Agora deve se dirigir a uma das escolas estaduais para mais informações, já que o período expirou.