O 14 de fevereiro é conhecido mundialmente como o “dia mais romântico do mundo”. O “Valentine’s Day”, Dia de São Valentim, celebra o que é conhecido no Brasil como Dia dos Namorados. Porém, no Brasil, essa comemoração não acontece em fevereiro.
Desde 1948, o país celebra em 12 de junho. Essa data coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, mas o motivo para essa escolha tem pouco a ver com o significado religioso, sendo puramente comercial.
A ideia de estabelecer um “Dia dos Namorados” em junho veio do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo. Como proprietário da agência Standart Propaganda, ele foi contratado por uma loja com o objetivo de melhorar as vendas no mês, que sempre eram baixas.
Inspirado pelo Dia das Mães, Doria decidiu criar uma nova data comemorativa para incentivar a troca de presentes: o Dia dos Namorados. Junho foi escolhido porque era o mês em que as vendas eram fracas. A escolha do dia 12 teve a ver com o fato de ser a véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil como o santo casamenteiro.
Assim, combinando o útil ao agradável, Doria criou a primeira campanha publicitária que estabeleceria essa data no país. O slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!” marcou a primeira comemoração. A data começou a ganhar popularidade no Brasil no ano seguinte e posteriormente, a comemoração se tornou nacional.
No Brasil, o “Dia dos Namorados” já é a terceira melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. A média de faturamento nesse dia romântico passa de R$ 1,5 bilhão.
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