•• Que o Espírito Santo é uma terra linda e de gente hospitaleira, nós sabemos. Mas está longe de ser meta requisitada do turismo nacional. Nosso estado possui lindas praias e montanhas que ainda precisam ser exploradas. E para promover o Estado, Deivson Santana, 24 anos, jornalista e blogueiro, autor do Capixaba na Estrada, decidiu promover um encontro para reunir no Estado colegas produtores de conteúdo. O evento Pocando no Espírito Santo já está na terceira edição e vai acontecer em outubro, com a participação de 60 blogueiros. “Sou um apaixonado pelo Estado e acredito na potencialidade turística do Espírito Santo!”. Para organizar a edição do evento Deivson conta com a ajuda da Nathana Santos, 27 anos, empresária e colaboradora do blog. Confiram a entrevista que concedeu ao jornal O Pioneiro:
O Pioneiro – Quando e como surgiu a ideia de promover esses encontros?
A ideia do “Pocando no ES” surgiu porque lançamos uma coleção de canecas, em 2015, e ao mostrar para os colegas blogueiros de fora, eles acharam estranho uma caneca nossa muita famosa com a conjugação do verbo “pocar”. Ninguém sabia o significado da palavra. E muitos não conheciam o ES, com isso surgiu a ideia do encontro e até do nome.
O Pioneiro – Como tem sido a receptividade das estruturas no Espírito Santo?
Os parceiros que vamos fazendo são bem receptivos, alguns são desconfiados, mas os empresários que têm apoiado o evento acreditam na divulgação que o encontro pode trazer para os próprios e para o turismo do Estado.
O Pioneiro – Que retorno os estabelecimentos estão tendo ou esperam receber?
Muitos só querem divulgação a todo custo, e nós não trabalhamos com eles. Preferimos que seja algo mais genuíno, espontâneo; dessa forma os influenciadores divulgam o que gostam. E é essa a maior dificuldade, a parte mais complicada para eles entenderem.
O Pioneiro – Quando será o próximo encontro e quais os locais que vocês irão visitar?
O Próximo encontro vai acontecer nos dia 27 a 29 de outubro. Iremos mostrar o litoral de Aracruz e da Serra. Teremos um dia extra também onde vamos para Domingos Martins.
O Pioneiro – Quantos participantes na próxima edição? Quantos de fora do estado?
Iremos receber 12 blogueiros de fora do estado, além de alguns residentes no Espírito Santo. No primeiro ano foram 5 blogueiros, na 2ª edição, que aconteceu em abril deste ano foram 10, e agora 12. Só estamos crescendo o número de participantes e inscritos. Logo no primeiro ano quase ninguém quis participar. Depois que viram as matérias produzidas pelos colegas, na segunda edição tivemos muito mais pessoas interessadas. E para a 3ª edição foram mais de 60 inscritos!
O Pioneiro – Qual sua maior dificuldade em promover um evento como esse? E a satisfação?
Dificuldades: tentar mostrar para o futuro empresário-parceiro que é um evento em prol do turismo local, que ele vai ganhar com a divulgação. Isso é a pior parte, sem dúvidas! Muitos simplesmente ignoram. Mas os que acreditam no potencial do encontro, acreditam pra valer!
Satisfação: Em ver os influenciadores se apaixonando pela terra, que até então era simplesmente esquecida por eles, alguns até têm um certo pré conceito com o ES… Mas quando vêm, se apaixonam!