•• Os projetos sociais aparecem da vontade de apresentar oportunidades na sociedade, eles têm como foco principal a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania de seus participantes. É comum histórias de crianças entregues à criminalidade, maus tratos e violência, naturalmente, são essas que posteriormente tornam-se os adolescentes criminosos e os adultos sem perspectiva. Fazer-los entender que há algo melhor para lutar, faria com que eles deixassem a violência sofrida no passado e se preocupariam com o futuro, mas para isso, eles precisam de uma oportunidade para mudar a própria sorte.
Algumas pessoas se comovem com tal realidade e buscam dar essa oportunidade para os que necessitam. Jocemar Xavier de Oliveira, de 28 anos, é uma delas, ele tem sua própria academia de jiu-jitsu, a CT Xavier Brother, situada na Rua Presidente Café Filho, BNH, 802. Criou um projeto social chamado Meninos do Tatame, que está com ele há dois anos e já somam 42 crianças, que treinam as terças e quintas das 18h:20m às 19h:30m. Essa foi a maneira que Jocemar encontrou de retribuir a oportunidade que teve em 2001, onde começou a treinar jiu-jitsu através de um projeto social criado pelo mestre Maguila, “disse a mim mesmo que, quando eu tivesse meu espaço criaria um projeto também”.
O objetivo desse projeto é dar oportunidade as crianças que os pais não têm condições financeiras para pagar a mensalidade de uma academia e ensinar o jiu-jitsu, uma forma de disciplina e hierarquia. Projetos sociais mudam a realidade do dia a dia das crianças, por isso Jocemar se diz chateado pela falta de assistência do governo. “Com certeza, a maior dificuldade é a falta de apoio que temos em nossa cidade, tanto pelo Governo Estadual, quanto pela Prefeitura Municipal, porque se tivéssemos apoio, conseguiríamos atender um número maior de crianças, mas infelizmente não temos condições de ter um número tão grande de crianças lá, mas vamos continuar fazendo a nossa parte, que é dar aula para essas crianças sem esperar nada em troca. Com apoio ou sem apoio vamos continuar”, finalizou Jocemar.
Além da prática do esporte o projeto “Meninos do Tatame” também incentiva os estudos. Para participar, o interessado deve ter até 17 anos, estar matriculado em uma escola pública e levar o boletim escolar, além do comprovante de residência e cópia da certidão de nascimento. Se quiser ajudar o projeto é só procurar o Jocemar no CT Xavier Brother.
postagem anterior