Pecuaristas linharenses já podem procurar o Sindicato Rural do município para realizar a vacinação das bezerras contra a Brucelose. O procedimento é obrigatória e as vacinas já estão disponíveis para imunizar bezerras entre três e oito meses de idade.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), por meio do Termo de Fomento com o Governo do Estado, adquiriu 60 mil doses, sendo que 30 mil doses foram distribuídas em oito sindicatos do Estado (Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Jaguaré, Linhares, Pinheiros, Ecoporanga e na sede da Faes em Vitória). As 30 mil doses restantes serão distribuídas em fevereiro e março de 2017.
Segundo o médico veterinário e coordenador do Programa Brucelose na FAES, Antônio Carlos de Souza, esse termo representa um avanço expressivo para o processo de erradicação da doença. “O acordo tem duração de cinco anos e no momento estamos com cobertura vacinal de 80%, tornando necessário elevar esse índice para 85%”, destaca Souza.
Os pecuaristas já podem fazer contato com o Sindicato Rural de Linhares que tem veterinários parceiros para ser o agente vacinador com custos reduzidos para o associado do Sindicato. “Temos técnicos que podem dar o suporte necessário ao pecuarista para levar as vacinas até a propriedade e vacinar os animais”, diz Antonio Roberte Bourguignon, presidente da entidade.
Matéria publicada na página 02 da edição do Jornal O PIONEIRO 10 de novembro de 2016