A Pastoral da Educação da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Bebedouro, em Linhares, desenvolve um projeto pioneiro e importante para os educadores do município: a realização do curso “Todos por uma educação inclusiva”
•• Essa iniciativa é coordenada pela professora Érika Duarte Baiôco, que é agente da Pastoral da Educação e observou os inúmeros desafios enfrentados pelos educadores ao lidar com situações adversas e de soluções complexas em sala de aula. Segundo ela, o curso oferecido é voltado, portanto, para discussões e orientações didáticas, pedagógicas, psicológicas e jurídicas, propondo possíveis soluções. A ação conta com a participação de professores, pedagogos, estudantes universitários e gestores.
O curso, que é caracterizado como formação continuada, teve início em março e segue até novembro deste ano. As aulas acontecem no salão paroquial, que fica no distrito de Bebedouro, são mensais e os alunos que concluírem o processo receberão um certificado validado por uma faculdade privada de Linhares.
Assuntos abordados
•• A terceira aula da formação foi realizada no último dia 7 de junho e teve como tema “Escola inclusiva”, assunto abordado pelo psicanalista especializado em hipnose clínica Emerson Fregona. O professor apresentou diferentes ferramentas que podem ser aplicadas em sala de aula para minimizar problemas, como canais de comunicação, interpretação linguística e corporal, oratória e coaching.
Até novembro, muitos temas interessantes ainda serão abordados: condições de aprendizagem e desenvolvimento de métodos educativos de compreensão e assimilação de conceitos e habilidades; situações didáticas de ensino (discussões, debates, seminários e conversação dirigida); adaptação ao mundo digital na atual conjuntura do educador X internet; e reconhecimento dos principais problemas de aprendizagem (síndromes e outros distúrbios de aprendizagem).
A Pastoral da Educação conta com a parceria de profissionais conceituados para garantir a excelência do curso, como psicólogos, advogados e representantes dos direitos humanos.
Foto: Divulgação
Matéria publicada na página 7 da edição do Jornal O PIONEIRO do dia 25 de junho de 2017