•• “Com presença de um pequeno público, já que os que lá estiveram eram na sua maioria atletas que participam dos Torneios de hoje, amanhã e depois, e com muitas autoridades e discursos, foram inaugurados, na tarde de ontem, pelo governador Élcio Álvares e secretário de Arabelo do Rosário da Educação, o Centro Educacional e Esportivo Manoel Salustiano de Sousa, localizado no bairro Novo Horizonte (Casas Populares), e o Centro Psiquiátrico, construídos pela Ceplac e Governo Estadual”. Esse é o primeiro parágrafo da matéria publicada no dia 16 de outubro de 1977, no Jornal O PIONEIRO, sobre a inauguração do Ginásio de Esportes “Manoel Salustiano de Souza”, mais conhecido como Ginásio do BNH, que completa hoje, 15 de outubro de 2017, exatos 40 anos.
Desde sua inauguração o Ginásio foi palco de diversos eventos esportivos e musicais que marcaram bons momentos na vida dos linharenses que recordam com emoção os momentos ali vividos, “Lembro como se fosse hoje a apresentação da Banda Skank que aconteceu neste Ginásio”, informou Patricia Alves.
Matéria publicada na página 06 do Jornal O PIONEIRO do dia 20 de outubro de 1977
Reforma é esperada por moradores
•• Desde sua inauguração, o Ginásio de Esportes do BNH, funciona com a mesma estrutura a qual foi construído em 1977. Muitos moradores acreditam que uma reforma estrutural e de modernização é necessária para conservação e também para colocar o Ginásio em um patamar melhor para realização de atividades esportivas, que evoluíram bastante com o passar desses anos.
No mês de julho do ano passado, a deputada estadual, Eliana Dadalto (PTC), encaminhou a Indicação n° 741/2016 ao governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB), solicitando a reforma do prédio. No mês de maio deste ano a Indicação foi arquivada. Entramos em contato com a deputada, que deu o seguinte parecer sobre o arquivamento da indicação: “Me foi informado que o motivo do arquivamento se deve a crise financeira que estamos atravessando no país e consequentemente no Estado. O orçamento estadual não previa valor necessário para essa reforma. Estou empenhada em continuar reivindicando por essa obra de extrema importância para os munícipes de Linhares. Como deputada estadual, uma das formas que tenho procurado para solucionar essa demanda é através de recursos e emendas federais”.
Nossa redação entrou em contato com o Governo do Estado que informou, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que pode realizar a reforma do ginásio, desde que seja solicitado pelo município, através de convênio.
Hoje não existe nenhum projeto de reforma do Ginásio em andamento nem previsto para iniciar, segundo informação da Prefeitura Municipal de Linhares, que disse ainda que cede dois funcionários para trabalhar no Ginásio, um para realizar o atendimento e outro para fazer a limpeza do local.
O Presidente da Associação de Moradores do BNH, Thadeu Sartório, ressalta que aguarda para o quanto antes a reforma do Ginásio, “… uma reforma no Ginásio irá beneficiar todos os moradores de Linhares, não somente os do bairro”.
SOBRE O GINÁSIO
A construção do Ginásio de Esportes ”Manoel Salustiano de Souza”, que leva o nome do ex-prefeito da cidade (o primeiro prefeito de Linhares eleito pelo voto popular, em dezembro de 1947), teve início em outubro de 1976, ocupando uma área de 2.380 m², com capacidade para 2.500 pessoas e alojamento para 30 atletas.
A obra custou Cr$ 3.995.143,00, que em valores atualizados chegariam a R$ 6.299.084,35, provenientes de recursos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
O ginásio foi inaugurado no dia 15 de outubro de 1977, com a presença do então governador, Élcio Álvares, e do secretário de Estado da Educação, Arabelo do Rosário.
Governador Élcio Álvares e Roberto Midlej, Secretário Geral da Ceplac cumprimentando o deputado Emir de Macedo Gomes pelo seu trabalho em favor de Linhares. Foto publicada na Coluna Deni do Jornal O PIONEIRO de 23 de outubro de 1977
Roberto Midlej, Secretário Geral da Ceplac quando dava por inaugurado o Ginásio de Esportes. Foto publicada na Coluna Deni do Jornal O PIONEIRO de 23 de outubro de 1977
Foto: Jornal O PIONEIRO
3 comentários
Ginásio histórico!!
Participei de vários eventos esportivos no Ginásio do BNH bairro tudo de bom
Parabéns Jornal O PIONEIRO pela ótima reportagem sobre nosso ginásio do bairro