•• Atualmente Linhares conta com 21 mil famílias em situação considerada de extrema pobreza e que recebem um complemento de renda por meio dos programas Bolsa Família e Brasil Carinhoso, do Governo Federal, e do Bolsa Capixaba, do Governo do Espírito Santo. Desde total, mais de mil famílias estão com os benefícios cancelados ou bloqueados alerta a Secretaria Municipal de Assistência Social. O motivo é o esquecimento em atualizar os dados junto ao Cadastro Único.
Todas essas famílias já foram notificadas para a averiguação das informações, mas ainda não compareceram. Elas podem voltar a receber o benefício caso procurem a sede do Cadastro Único ainda neste mês de janeiro. A grande maioria dos befeiciários está inserida no programa Bolsa Família. O processo de recadastramento é rápido e muito simples. É preciso que o beneficiário se dirija até o Cadastro Único da Prefeitura de Linhares, na Avenida Comendador Rafael, 1734, no centro de Linhares.
O responsável pela família deve comparecer portando o título de eleitor e também o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, é preciso que apresente também os documentos do grupo familiar: Carteira de trabalho (CPTS); Certidão de Casamento; Carteira de identidade (RG); Título de Eleitor e ainda a Certidão de Nascimento. Para o Secretário Municipal de Assistência Social Amantino Pereira Paiva, o não recadastramento no programa pode vir a prejudicar outras famílias sobretudo numa época de volta ás aulas.
“A situação é preocupante e a Prefeitura tem se esforçado para manter estes cadastros em dia. Mas, é preciso a conscientização dos beneficiários em realizar o recadastramento em dia. Muitas famílias usam esta renda para adquirir os materiais escolares”, pontua o sceretário. Ele lembra que outras três mil famílias que ainda não foram notificadas por estarem em dia com o recadastramento tem até o 17 de fevereiro para atualizar os dados junto ao Cadastro Único.
Recadastramento do Bolsa Família
•• Normalmente os beneficiários são solicitados a se recadastrarem no Programa Bolsa Família após dois anos de cadastro no Programa. É importante ficar atento: caso você seja solicitada a se recadastrar no programa, é necessário fazer isso imediatamente, pois os próximos pagamentos do programa serão bloqueados.
O pedido de recadastramento normalmente ocorre no comprovante de pagamento do Bolsa Família do mês atual. Quando você faz o saque do benefício junto à Caixa ou à uma Lotérica, recebe um comprovante – é importante sempre acompanhar as informações nesse comprovante para ter certeza de que não há recadastramento agendado.
Matéria publicada na página 03 da edição do Jornal O PIONEIRO 26 de janeiro de 2017