[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Estudantes resgatam história do município através de caminhada
Cerca de 200 alunos do 1° e 5° ano vespertino da EMEF “Presidente Castelo Branco” participaram de uma caminhada, no início da tarde de sexta-feira, 19, com a finalidade de resgatar a história do município, que completa 216 anos nesta segunda-feira.
A atividade, segundo a pedagoga Tânia Salomão, faz parte do conteúdo programático da escola, que é trabalhado todos os anos pelos professores. “São datas ocasionais que a gente tem dentro do nosso conteúdo programático. Essa data ocasional, para nós, é a mais importante porque é o aniversário da nossa cidade”, disse.
Com maquetes, faixas e cartazes empunhados, os alunos saíram da escola, na Rua Bela Vista, no Centro, em direção à Praça 22 de Agosto, percorrendo a Rua da Conceição, onde a história do município teve origem.
“Todos os professores trabalharam o conteúdo de Linhares, contando desde a sua origem, todo o contexto cultural, todo o progresso, pontos turísticos, as personalidades de Linhares, porque nós temos que dar valor ao que é da nossa terra”, enfatizou a pedagoga.
Conforme Tânia, a atividade também foi uma forma de apresentar aos alunos algumas das personalidades linharenses que deixaram o seu legado marcado na história do município.
“Nós temos muitas personalidades que marcaram e que, infelizmente, não estão mais aqui, como é o caso do senhor Elias Lorenzutti [taxidermista], que deixou um legado para gente. Temos ainda a Josmari [Araújo dos Santos], que é uma escritora muito importante também. Com ela tivemos a oportunidade de resgatar o folclore do nosso município”, lembrou.
Ela ressaltou ainda que muitos estudantes têm interesse de conhecer um pouco mais a história e a cultura linharense. “Eu mesma vivi esse folclore quando eu era criança, quando existia Irene, Chico Boneco. Então, hoje, as crianças ficam curiosas, querendo saber o que realmente acontecia naquela época. E ela [Josmari] conseguiu resgatar isso”, disse.
A pedagoga Tânia Salomão ainda completou: “Esse passeio, com um olhar cultural e histórico, foi uma maneira diferente de homenagear Linhares. Todos os anos fazemos essa culminância dentro da escola. E este ano resolvemos fazer fora para deixar uma lembrança mais concreta aos nossos alunos”, finalizou.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_masonry_media_grid element_width=”2″ gap=”35″ grid_id=”vc_gid:1473136333933-37af175e-ae57-6″ include=”1492,1493,1494,1495,1496″][/vc_column][/vc_row]