Práticas agroecológicas são difundidas em Mutirão Agroecológico
Mais de 60 pessoas participaram do mutirão agroecológico na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Linhares. O evento – que aconteceu na Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica (Uepa) – reuniu criadores de galinhas e abelhas, estudantes, auxiliares de campo, técnicos, extensionistas e pesquisadores do Incaper.
Houve a participação expressiva de agricultores do Assentamento Sesínio, de Linhares, estudantes dos cursos de Biologia e Engenharias, de escolas dos ensinos fundamental e médio do município, além de um grupo de pessoas de Itamaraju (BA).
A ação visou estimular, por meio de oficinas de aprendizagem coletiva, práticas agroecológicas e o diálogo de saberes entre as experiências desenvolvidas na Uepa e as experiências dos participantes.
A atividade está vinculada ao projeto “Um novo olhar sobre os sistemas tradicionais: inovação e socialização de tecnologias para a transição agroecológica da produção animal”, executado pelo Incaper com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).
Ocorreram oficinas de construção de cerca viva para criação de galinhas, implantação de meliponários na Estação das Abelhas e a produção de adubos orgânicos: fermentados e compostagem. No final do evento, houve um momento de socialização coletiva onde os participantes expuseram como foram as experiências práticas e as suas avaliações.