•• Cerca de 25 mil visitantes são esperados entre os dias 28 e 31 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para a Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira – FIMMA Brasil 2017.
A feira é hoje a quinta maior do mundo no segmento moveleiro e tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento do setor através da apresentação de tecnologias, insumos e equipamentos de ponta que se transformarão em oportunidades de negócios.
Durante quatro dias, o evento reunirá os principais players do mercado, que estarão expondo lançamentos, produtos e serviços, além de inovações. “As empresas participantes têm a chance de expor em uma vitrine mundial, fortalecendo as marcas em âmbito global, ampliando a rede de contatos e fomentando alianças estratégicas”, destaca o presidente da FIMMA Brasil 2017, Rogério Francio.
De acordo com o executivo, em mais de 20 anos de existência, a feira construiu e consolidou credibilidade no setor moveleiro, sendo organizada pela MOVERGS, uma das mais sólidas e atuantes entidades de classe do país.
Em 2015, a FIMMA Brasil registrou números expressivos e que pretende repetir este ano. Ao todo, serão cerca de 360 marcas expositoras, de 30 países diferentes, como: Espanha, França, Itália, Alemanha, Índia, Áustria, Portugal, Turquia, República Tcheca e Peru.
Segundo Francio, a expectativa é de captar um volume de negócios semelhante ao alcançado na edição anterior. “Nossa meta é chegar a U$$ 290 milhões”, informa o presidente, que avalia: “A feira tem um compromisso firmado com e pelo setor. É uma ferramenta de auxílio a indústria e seus executivos na tomada de decisões, na concretização de parcerias e geração de negócios”.
Para dar maior visibilidade aos expositores, a FIMMA Brasil realizará o Projeto Imagem, que levará para o evento formadores de opinião e profissionais da imprensa internacional para apresentar e divulgar as potencialidades da indústria moveleira nacional e, consequentemente, fomentar a construção e disseminação da imagem setorial no exterior.
A ampliação do mercado para a cadeia de madeira e móveis também receberá incentivo através do Projeto Comprador, que possibilitará o contato direto entre importadores de máquinas, matérias-primas e acessórios para móveis e exportadores brasileiros. Desenvolvido de forma estratégica e com foco na efetivação de transações comerciais internacionais e parcerias futuras, o projeto terá rodadas de negócios e visitas técnicas previamente agendadas.
Tanto o Imagem, quanto o Comprador recebem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX Brasil, através do Projeto Orchestra Brasil, e da ABIMÓVEL, pelo Projeto Brazilian Furniture. “Teremos a participação de 50 compradores internacionais e dez jornalistas e formadores de opinião dos Estados Unidos, México, Panamá, Chile, Colômbia, Peru, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Uruguai, Bolívia e África do Sul. Sem esse importante suporte, isso não seria possível”, destaca Francio.
Outra atividade realizada durante a feira será o FIMMA Marceneiro. O projeto tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora entre os micro e pequenos empresários do ramo de marcenaria, com ações direcionadas que facilitam o acesso às informações, promovem o desenvolvimento sustentável e aproximam os profissionais das novidades do setor.
Palestra ensina mulheres a lidar com dinheiro
•• Acontece em Vitória a palestra gratuita de educação financeira “Como construir minha independência financeira” exclusiva para mulheres, no dia 8 de março, das 18h30 às 19h30, no auditório da Uniletra. As vagas são limitadas, portanto é necessário fazer inscrição antecipada por e-mail ou telefone.
Para a palestrante, educadora financeira e diretora da Unidade DSOP Vitória, Lorena Milaneze, nada melhor que celebrar o Dia Internacional da Mulher investindo em conhecimento e planejando a independência financeira, algo que traz sustentação em todas as áreas da vida.
“Acompanhando a rotina atual das mulheres, decidimos fazer um evento que as possa ajudar na construção de um futuro sustentável, com foco na realização de seus sonhos – muitas vezes deixados de lado”, diz Lorena.
Baseada na metodologia DSOP, a palestra trará orientações para que as mulheres alcancem o equilíbrio financeiro. A educação financeira é considerada um importante aspecto para a independência e empoderamento feminino, pois com ela é possível lidar com as finanças e ter organização para atingir objetivos de curto, médio e longo prazo.
Matéria publicada na página 3 da edição do Jornal O PIONEIRO 05 de março de 2017