O mutirão realizado para aplicar a vacina bivalente contra a COVID-19 em idosos com 70 anos ou mais e em pessoas imunocomprometidas registrou uma baixa adesão. Apenas 30 doses foram administradas na manhã do último sábado (25).
A aplicação da vacina atualizada contra a Covid-19 continua nesta segunda-feira (27) em todas as unidades de saúde dos bairros e do interior. A administração do imunizante é importante porque protege contra as cepas originais do Sars-CoV-2 e da variante ômicron BA.1.
Além da vacinação dos idosos com a vacina bivalente, também estão disponíveis todas as demais doses da vacina contra a Covid-19 para quem deseja atualizar o esquema vacinal. A dinâmica é a mesma: não é necessário agendamento e a aplicação será por ordem de chegada. As unidades de saúde funcionam das 7h30min às 16 horas.
Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF.
Terminadas as doses, o município aguardará o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde para dar prosseguimento ao plano de imunização.
Veja como vai funcionar a campanha para a vacina bivalente para a Covid:
Quando começam as campanhas?
As campanhas se iniciam oficialmente hoje (27), em todo o país e vão oferecer doses de reforço com a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. Esse modelo é uma atualização do imunizante que utiliza as cepas originais do Sars-CoV-2 e da variante ômicron BA.1.
Quem vai receber a vacina bivalente nesta primeira etapa?
Devido ao quantitativo limitado de doses recebidas pelo município, Linhares vacina até então idosos com 70 anos ou mais; pessoas que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores dessas instituições; e pessoas imunocomprometidas. Os públicos são definidos de acordo com o documento técnico do Ministério da Saúde.
Gestantes e idosos com menos de 70 anos receberão a bivalente?
Sim. Na segunda fase da da campanha, prevista para ter início em 6 de março, devem ser vacinados idosos de 60 a 69 anos e, em seguida, a partir de 20 de março,gestantes e puérperas. Vale lembrar que a ampliação do público-alvo depende do repasse de doses feitas ao município.
Quando os trabalhadores da saúde serão vacinados com a bivalente?
A previsão do ministério da saúde é iniciar a vacinação com a bivalente em trabalhadores da saúde no dia 17 de abril. Nessa mesma data está previsto o início da imunização de pessoas com deficiência permanente (acima de 12 anos), detentos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Quem não é do grupo prioritário vai receber a bivalente?
Por enquanto, não. O Ministério da Saúde estabeleceu como público-alvo dos imunizantes bivalentes apenas os grupos prioritários. Para os demais brasileiros, a avaliação da pasta é de que não há benefício comprovado de ganho de eficácia com a imunização com o reforço bivalente em comparação à formulação original.
Caso você não esteja incluído em um dos grupos prioritários para as vacinas bivalentes, a aplicação de uma dose de reforço – terceira dose e quarta dose – já pode ser feita em todas as 31 salas de vacinação dos bairros e do interior do município.
A bivalente estará disponível na rede privada para quem não for do grupo prioritário?
Por enquanto, não. As vacinas bivalentes da Pfizer foram autorizadas pela Anvisa para uso emergencial e, por isso, devem ser destinadas preferencialmente para o SUS. A oferta em clínicas particulares só deve acontecer depois que a Pfizer ou a Moderna tiverem o registro definitivo, mas não há previsão de quando isso deve acontecer.
Foto: Felipe Tozato