•• O Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel), foi cobrar à Procuradoria Geral da Justiça do Espírito Santo, em Vitória, o retorno do credenciamento e instalação de um pátio do Detran, em Linhares. A falta do pátio local causa prejuízo à sociedade linharense.
A reunião aconteceu terça-feira (09/05), com a procuradora Elda Márcia Moraes Spedo. Participaram do encontro, o presidente do Consel, Márcio Roney Santos Correia, o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares, coronel Jones Mattos, e o presidente da OAB em Linhares, Rodrigo Dadalto.
Em 2015, o Consel entrou com uma representação junto ao Ministério Público (MP-ES), cobrando do Estado novamente o credenciamento e instalação do pátio do Detran em Linhares. Em 2016, o MP respondeu que o Governo do Estado estava providenciando a instalação, o que não ocorreu.
A reunião na Procuradora Geral teve o objetivo de buscar uma solução junto à instância maior. “A polícia e os órgãos de trânsito não podem trabalhar com efetividade, pois não têm como apreender veículos irregulares”, explicou o presidente do Consel.
A segunda reunião foi com a Dra Gisele. “Fomos tratar do recurso financeiro que o judiciário tem e que pode ser utilizado pelo consel .”
O Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel), é um dos apoiadores das ações de conscientização da população em prol de um trânsito mais seguro, o “Maio Amarelo”. O tema deste ano do movimento, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é: “Minha escolha faz a diferença”. O objetivo é lembrar sobre o fato de que não existe acidente e sim escolhas inadequadas.
A solenidade de abertura da campanha em Linhares, terça-feira (09/05), teve a palestra do tenente coronel do 2º. Batalhão do Corpo de Bombeiros em Linhares, Herbety Carvalho.
Matéria publicada na página 3 da edição do Jornal O PIONEIRO 14 de maio de 2017