Jornal O PIONEIRO Linhares Notícias
  • Home
  • Notícias
    • Cidade
    • Economia
    • Educação
    • Esporte
    • Geral
    • Saúde
  • Colunas
    • Deni
    • Informe
    • Lá & Cá
    • Panorama
  • Edições
  • Sobre Nós
  • Contato
Colunas
Coluna Informe 15 de agosto de 2021
Coluna Deni 15 de agosto de 2021
Coluna Lá & Cá 12 de Agosto 2021
Coluna Deni 12 de agosto de 2021
Coluna Deni 25 de junho de 2021
Coluna Deni 17 de Janeiro de 2021
Coluna Deni 14 de Janeiro de 2021
Divulgação do resultado da Rematrícula, Transferência Interna e...
Coluna Deni 31 de Dezembro de 2020
Detran|ES emite novo documento eletrônico que unifica Licenciamento...

Jornal O PIONEIRO Linhares Notícias

  • Home
  • Notícias
    • Cidade
    • Economia
    • Educação
    • Esporte
    • Geral
    • Saúde
  • Colunas
    • Deni
    • Informe
    • Lá & Cá
    • Panorama
  • Edições
  • Sobre Nós
  • Contato
Panorama

Coluna Panorama 23 de outubro de 2016

escrito por Jornal O Pioneiro 23/10/2016

Mulheres do Agronegócio

A minha atividade é sustentável? Como medir e gerenciá-la? Essas são apenas algumas das perguntas que serão respondidas por Marcela Costa, Analista de Socioecoeficiência da Fundação Espaço ECO®, na próxima terça-feira (25/10) às 16h30, durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio.

Mulheres do Agronegócio II

Segundo Marcela Costa, o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos básicos do mundo, tendo papel cada vez mais importante para a garantia da segurança alimentar global. A sustentabilidade é um elemento intrínseco do conceito de segurança alimentar e precisa estar garantida em todos os elos da cadeia de valor. “A metodologia Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) nos permite estudar os impactos potenciais nos pilares econômicos, ambientais e sociais, e quantificá-los por meio de indicadores na cadeia de valor”, completa.

Mulheres do Agronegócio III

“A sustentabilidade não começa pela viabilidade econômica. Da mesma forma não podemos separar o pilar ambiental e social dessa temática. A frase “não se pode cuidar do verde quando se está no vermelho” é um paradigma quebrado quando olhamos para a adoção do sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Uma vez que desde o início o “verde” é cuidado, os nutrientes passam por processos de ciclagem, menos recursos externos ao sistema são necessários. Dessa forma, obtemos o retorno financeiro desejado”, declara a analista de Socioecoeficiência.

Mulheres do Agronegócio IV

Concomitante a isso, continua Marcela, o sistema necessita contar com recursos humanos qualificados. ‘É necessário criarmos condições de inclusão social e capacitação de pessoas. Igualdade de gênero e capacitação, por exemplo, já são indicadores mensuráveis dentro do aspecto social de uma ACV em diversos lugares do mundo’, esclarece. O desafio não é apenas produzir alimentos, mas garantir alimentos de alta qualidade com o meio ambiente preservado, para assegurar o atendimento das necessidades de gerações presentes e futuras, produzidos em um ambiente acolhedor dos anseios e das necessidades sociais.


Veterinários

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei (PL) 379/2015, Doutor. Hércules (PMDB), que versa sobre a permanência de veterinário em local de exibição ou exposição de animais de pequeno ou grande porte no Estado. A iniciativa estabelece que a presença desse profissional será uma condicionante para a expedição de autorização ou licença para que o evento seja realizado. A votação aconteceu no plenário da Assembléia Legislativa do Espírito Santo – ALES.

Veterinários II

Conforme o texto da proposição, a contratação do veterinário ficará por conta da organização do evento. Ele ainda específica punições para quem descumprir a medida. A sanção pode ir desde multa – a ser aplicada em dobro no caso de reincidência – até o cancelamento do evento. Os valores arrecadados com a aplicação de multas deverão ser revertidos para o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).


Aluguel provisório

É cabível a fixação de aluguel provisório a ser pago no período entre o término do contrato de locação e o fim da ação que pedia a renovação contratual. A decisão é da 3ª turma do Supremo Tribunal de Justiça – STJ ao analisar recurso de uma concessionária de automóveis que ajuizou ação para renovar a locação do imóvel que ocupa, mas teve o processo extinto por ausência de requisitos para a renovação.


Procuradores desarmados

A validade de um trecho da Lei Municipal nº 3.334/2010, do município de Aracruz, que diz que procuradores de Justiça municipais podem ter autorização de porte de armas de fogo, está suspensa após o Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) julgar, durante sessão ordinária realizada na tarde da última quinta-feira (20), procedente o pedido liminar ajuizado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) nº 0028054-21.2016.8.08.0000. A liminar, de relatoria do desembargador Fernando Zardini Antonio, foi concedida por maioria dos votos.

Procuradores desarmados II

Para o relator do processo, “a Lei Municipal nº 3.334/2010, de Aracruz, ao dispor sobre autorização de porte de arma para os procuradores daquela municipalidade, efetivamente invade a competência legislativa exclusiva da União”, disse o desembargador.

Procuradores desarmados III

A parte considerada inconstitucional, de acordo com a petição do procurador geral de Justiça do Estado, diz respeito ao artigo 46, inciso VIII da Lei, onde é dada a autorização de porte de arma ao procurador a serviço do Município. Para a Procuradoria Geral, compete apenas à União autorizar e fiscalizar acerca de materiais bélicos.


Crise hídrica, onde!

O jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria de seis páginas, em 16 de setembro de 1999, sobre protesto de prefeituras do Nordeste e do Espírito Santo, batizado de “SOS Seca”. O movimento mobilizou pelo menos 283 cidades. Em várias, foi decretado feriado no dia 15 de setembro, para as manifestações. Ou seja, lá se foram 17 anos e nada! Nunca foi tomada nenhuma providência a respeito da crise hídrica. E com a situação atual, tudo indica, que muito em breve, vamos estar morando em um deserto.


Guarapari sem água

O verão está se aproximando, e do jeito que vai, com a crise hídrica, vai ficar todo mundo no sol, em Guarapari, onde a água já está escassa. Os turistas vão ter que levar água, senão vão morrer de sede na cidade Saúde.


Nos olhos dos outros

Magistrados e promotores apresentaram à Procuradoria Geral da República – PGR pedido de análise das declarações do ministro Gilmar Mendes. Na última quarta-feira, presidindo o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o ministro afirmou que “promotores e juízes ameaçam parlamentares com a lei da ficha limpa”. É agora, verdade ou mentira?


Espionando o espionado

A Polícia Federal cumpriu na manhã da última sexta-feira, mandados de busca e apreensão nas dependências da Polícia Legislativa do Senado. Quatro policiais legislativos foram presos, por suspeita de prestarem serviço de contra-inteligência para ajudar parlamentares investigados na Lava Jato. É mole!


Lava Jato – Cunha

Como se noticiou, o escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados foi contratado para integrar a defesa de Eduardo Cunha. Sendo o advogado Marlus Arns um dos mais habilidosos causídicos na costura de delações premiadas, pode-se prever tempo fechado em Brasília nos próximos dias. A propósito, além das indiscutíveis qualidades técnicas do mencionado advogado na defesa penal e na arte de entabular acordos, há outra virtude que o distingue e que é tão cara nos dias de hoje : a gentileza.


Faltam sete dias

No próximo domingo os eleitores de quatro municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória (A Capital, Serra, Vila Velha e Cariacica) voltam às urnas para elegerem os prefeitos dessas cidades para o período de 2017 a 2020. Em Vitória a disputa é entre o prefeito Luciano Rezende e o deputado estadual Amaro Neto. Em Vila Velha disputam a vaga o deputado federal Max Filho e o ex-deputado federal neucimar Fraga. Na Serra brigam o prefeito Audifax Barcelos e o deputado federal Sérgio Vidigal. Em Cariacica o deputado estadual Marcelo Santos tenta desbancar o prefeito Juninho.


Passe livre

O direito de deficientes físicos carentes ao passe livre em ônibus interestaduais, sem limite de dois assentos, é válido em todo o Brasil. A 2ª turma do Supremo Tribunal de Justiça – STJ reconheceu a abrangência nacional ao entender que os efeitos da decisão não estão circunscritos a lindes geográficos, mas aos limites objetivos do que foi decidido.

Passe livre II

A decisão foi tomada após análise de recursos de empresas de ônibus e da União. O Tribunal Regional Federal -TRF havia assegurado o passe livre instituído pela lei 8.899/94, sem a limitação do número de assentos imposta pelo artigo 1º do decreto 3.691/00, e estendido seus efeitos para todo o território nacional.

Passe livre III

Em 2000, o MPF ajuizou ação civil pública, em Campo Grande/MS, para garantir o direito ao passe livre assegurado pela lei 8.899/94 às pessoas com deficiência e carentes, uma vez que o Poder Executivo não regulamentou a matéria no prazo de 90 dias, conforme previsto pela legislação.

Passe livre IV

O juízo da 4ª vara Federal de Campo Grande julgou procedente a ação e determinou que a abrangência do passe livre ficasse restrita à circunscrição territorial da 1ª subseção Judiciária de Mato Grosso do Sul. O Ministério Público Federal – MPF recorreu então ao TRF da 3ª região por discordar dessa limitação territorial, e argumentou que negar efeito nacional representaria violação do princípio constitucional da igualdade.
“Ora, todos os deficientes brasileiros fazem jus à gratuidade do transporte interestadual de passageiros, e não apenas os residentes, ou em trânsito, em Campo Grande e outras cidades incluídas na competência territorial da 1ª Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul.”


Cumulatividade da Cofins

No Supremo Tribunal Federal – STF também por pedido de vista foi adiado o julgamento que discute a instituição da não cumulatividade da Cofins. O recorrente alega que a tributação não poderia ter sido introduzida por Medida Provisória – MP, no caso a 135/03, convertida na lei 10.833/03. Relator, o ministro Marco Aurélio concordou com o argumento quanto à vedação ao uso de medida provisória para regulamentar o tema e declarou a inconstitucionalidade da norma.

Cumulatividade da Cofins II

Abriu divergência o ministro Edson Fachin, o qual considera que a jurisprudência do STF não dá suporte à tese de ofensa ao artigo 246 da Constituição Federal no caso de mera alteração de alíquota. Seu entendimento foi acompanhado por quatro ministros: Luis Roberto Barroso, Teori Zavaschi, Rosa Weber e Luiz Fux. Em seguida, pediu vista o ministro José Antônio Dias Toffoli.


PIS/Cofins – Seguradora

Pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski Supremo Tribunal Federal – STF suspendeu o julgamento de Recurso Extraordinário-RE que discute a incidência das contribuições PIS/Cofins sobre a atividade das seguradoras. A análise da questão foi retomada na última quinta-feira com a apresentação do voto-vista do ministro Marco Aurélio, contrário à tributação. Após o voto, o ministro Lewandowski, contudo, lembrou que tem sob sua relatoria outro RE, com repercussão geral reconhecida, que trata da incidência do PIS/Cofins sobre receitas financeiras das instituições bancárias, e guarda semelhança com o caso em julgamento. Desta forma, pediu vista antecipada a fim de analisar os casos em conjunto.


Classificados

O Mercado Livre não pode ser responsabilizado por venda de produto falsificado em seu site. Ao negar o pedido de uma empresa para suspender as vendas, o juiz de Direito Bruno Paes Straforini, da vara única de Santana de Parnaíba/SP, considerou que a atividade do site é semelhante à dos classificados em jornais impressos. “Nunca se exigiu que o jornal verificasse a qualidade do produto anunciado em suas páginas. Da mesma forma não se pode exigir que o réu averigue a qualidade de tudo que é anunciado em seu site por terceiros.”


Prescrição

O Supremo Tribunal Federal – STF retomou na última quinta-feira o julgamento de pedido de extradição em que se discute se os crimes contra a humanidade são imprescritíveis. No caso, a Argentina pede a extradição de Salvador Siciliano, que teve ordem de prisão expedida por suspeita de ter participado de associação paramilitar chamada “Triple A”, que operou entre 1973 e 1975. A maioria do plenário (6 votos a 3) votou pelo indeferimento da extradição, acompanhando voto divergente do ministro Teori Zavascki.

Prescrição II

Por considerar que os crimes dos quais o extraditando é acusado já estão prescritos no Brasil, o ministro votou pelo indeferimento da extradição. Segundo Teori, a cláusula da imprescritibilidade penal resultante da Convenção sobre a Imprescritibilidade dos Crimes de Guerra e dos Crimes Contra a Humanidade, de 1968, “não obriga, nem vincula juridicamente o Brasil, quer em sua esfera doméstica, quer em plano internacional”. O julgamento foi suspenso por pedido de vista da ministra Cármen Lúcia.

Coluna publicada na página 02 da edição do Jornal O PIONEIRO do dia 23 de outubro de 2016

 

Coluna Panorama 23 de outubro de 2016 was last modified: outubro 27th, 2016 by Jornal O Pioneiro
Coluna PanoramajornalJornal de LinharesJornal LinharesJornal O PIONEIROLinharespaulo cesar dutrapolítica
0 comentário
20
Facebook Twitter Google + Pinterest
Jornal O Pioneiro

postagem anterior
Coluna Lá & Cá 20 de Outubro de 2016
próximo post
Nova sede da Faceli será inaugurada em novembro

você pode gostar

Coluna Panorama 04 de maio de 2017

04/05/2017
Paulo Hartung Coluna Panorama - 01 de setembro de 2016

Coluna Panorama 01 de setembro de 2016

01/09/2016

Coluna Panorama 02 de fevereiro de 2017

02/02/2017

Coluna Panorama 08 de janeiro de 2017

09/01/2017

Coluna Panorama 13 de novembro de 2016

14/11/2016

Coluna Panorama 24 de novembro de 2016

24/11/2016

Coluna Panorama 08 de dezembro de 2016

10/12/2016

Coluna Panorama 01 de dezembro de 2016

01/12/2016

Coluna Panorama 12 de fevereiro de 2017

13/02/2017

Coluna Panorama 17 de novembro de 2016

18/11/2016

Deixe um comentário Cancelar resposta

Social

  • Coluna Deni 12 de agosto de 2021

    13/08/2021
  • Coluna Deni 17 de Janeiro de 2021

    17/01/2021
  • Coluna Deni 14 de Janeiro de 2021

    15/01/2021
  • Coluna Deni 07 de maio de 2017

    08/05/2017
  • Coluna Deni 15 de agosto de 2021

    17/08/2021

Mídias Sociais

Jornal O PIONEIRO


No images found!
Try some other hashtag or username

Sobre Nós

banner

O Jornal O PIONEIRO é um veículo de comunicação que tem sede em Linhares, com área de abrangência, cobertura e distribuição em todo o Estado do Espírito Santo.

Colunas

  • Coluna Informe 15 de agosto de 2021

    17/08/2021
  • Coluna Deni 15 de agosto de 2021

    17/08/2021
  • Coluna Lá & Cá 12 de Agosto 2021

    13/08/2021

Nossos Contatos

Fone: (27) 3200-6767 / (27) 3371-1811
Email: opioneiro@jornalopioneiro.com.br
Centro – Linhares – ES.

Nossas Redes Sociais

Facebook Twitter Google + Instagram Youtube

@2016 - Jornal O Pioneiro. Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por ML Mídia Digital e Consultoria


De volta ao topo