Morre o procurador federal José Nilso de Lírio
•• Morreu na madrugada da última segunda-feira (1.05), no Hospital de Vila Velha, meu velho e bom amigo, o procurador federal aposentado, que foi Chefe da Procuradoria da República no Espírito Santo, José Nilson de Lírio, aos 66 anos de idade. O corpo foi velado e enterrado no mesmo dia, em Colatina, sua terra natal. Nós nos conhecemos servindo o Exército (Tiro de Guerra de Colatina) em 1970. Lá como éramos responsáveis pela intendência do Tiro de Guerra, trabalhávamos juntos quase todos os dias, onde fizemos uma amizade que durou mais de 46 anos, porque Deus quis assim. Com a experiência que tinha de sobra, adotada na sua luta, o cabo Lírio, o 7066, possuía um currículo invejável, porque estudava muito. Conseguiu, com as próprias pernas, vencer profissionalmente, todos os obstáculos e sua superação, para chegar onde queria, serve de inspiração. É como escreveu o poeta, “Os bons se vão cedo”.
Venda de peixe podre
•• É uma vergonha, perca de tempo e gastos desnecessários o que fazem os deputados estaduais com raras exceções durante seus mandatos. O parlamentar é o representante do povo na Assembleia Legislativa do Espírito Santo – ALES eleito para um mandato de quatro anos. Sua função principal é LEGISLAR, ou seja, fazer as leis do Estado, de acordo com o que está definido na Constituição. Sabem perfeitamente o que é isto! Ou seja, eles fingem de mortos, só pára pegar urubu. Mais de 90% dos projetos de leis que eles apresentam são recusados por inconstitucionalidade.
Desinformados, na maioria das vezes os cidadãos perdem tempo de procurar um deputado, para entregar uma carta da sua comunidade reclamando de alguma coisa. O deputado do “faz de conta” promete ao cidadão que vai apresentar um projeto de lei para ajudar a comunidade. O pobre coitado do cidadão volta para a sua comunidade feliz da vida, para informar que o deputado fulano de tal, vai apresentar um projeto de lei, para ajudá-los.
Não é uma vergonha isto? Tem deputado que apresenta centenas de projetos “peixe podre” do tipo daquele que vai atender a comunidade “acabando com todas as subidas nas ruas, só vai deixar só as descidas para o povo não cansar”. E fazem isto, certos parlamentares, na maior cara de pau. Um determinado deputado estadual, que tem até formação profissional e religiosa invejáveis, apresentou um projeto de lei, para criar um cartão único de estacionamento para os idosos, com validade para todo o Espírito Santo! Não é piada não, é verdade! Está nos anais da ALES. Vou até deixar aqui o número do projeto que é 113/2017, para o leitor ver com os próprios olhos.
Segundo o projeto, o cartão permitirá que motoristas com mais de 60 anos possam parar em vagas destinadas a eles em qualquer um dos 78 municípios capixabas. É assim que o dinheiro é gasto na ALES. Pior, quando essa blasfêmia é protocolada ela passa por todas as Comissões da Casa, onde é discutida na maior cara de pau. Depois é rejeitado por ser inconstitucional! Gente, a lei do idoso é nacional! Com o cartão que o idoso recebe no município onde reside, serve para o Brasil todo.
Pior é a mentira esfarrapada do parlamentar. Depois da rejeição do projeto, por ser inconstitucional, o deputado vai à comunidade revelar para o pobre do cidadão, que ele fez tudo para aprovar o projeto, mas foi “traído” na votação. Não é uma pouca vergonha isto? Deveria haver uma multa de um salário mínimo (no mínimo) para todo projeto inconstitucional apresentado pelo deputado. Para cada projeto! É assim que o povo continua sendo enganado.
Greve dos Correios
•• Os funcionários dos Correios anunciaram greve na última quarta-feira, dia 26. Embora a adesão não seja maciça, a polução pode ser prejudicada com o não recebimento de boletos. Apesar da paralisação, o consumidor deve ficar atento para o vencimento das faturas, especialmente do financiamento da casa própria.
•• O presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Lúcio Delfino, destaca que a greve não isenta o pagamento de boletos dentro do prazo de vencimento, mesmo que não tenham sido entregues. “O mutuário deve entrar em contato a instituição financeira, solicitar uma segunda via do pagamento ou que sejam oportunizadas outras formas para quitar a fatura”, destaca.
Decisão canina
•• A dona de um poodle que foi atacado e morto por dois outros cães, que se evadiram (escapando do flagrante, kkk) será indenizada pelos proprietários dos animais. Decisão é da 24ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, a qual considerou que a morte trágica do animal de estimação pode causar profundo abalo psíquico. O montante foi fixado em R$ 7 mil por danos morais e R$ 1,6 mil por danos materiais.
Cesan e Escelsa
•• A Cesan e a Escelsa só flagram ligações clandestinas de água ou de energia elétrica na casa de quem não faz parte da panelinha estadual do Imperador. Uma empresa da construção civil com ligações próximas ao Palácio Anchieta, nunca foi multada e processada por fazer “gatos” escancarados de água e de energia elétrica. Escrevo isto, porque fui eu quem denunciou os gatos em uma das obras da empresa em Cariacica.
•• Tanto a Cesan, quanto a Escelsa me agradeceram por denunciar a empresa e nas correspondências que me enviaram disseram apenas que a empresa foi orientada como fazer as ligações, de água e de energia elétrica. Não foi multada e nem processada. E o pior de tudo, que nos contratos das obras, federal, estadual e municipal, existe as clausulas das verbas que serão gastas com as despesas de água e energia elétrica. E quando esse dinheiro não é usado pela construtora para pagar água e energia, ele é devolvido para os cofres públicos?
Frases bonitas nascem do coração
•• A presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, ministra Cármen Lúcia foi a primeira entrevistada do novo talk show da Globo. Substituindo Jô Soares, Pedro Bial recebeu a presidente do Supremo. Foi o grande encontro das frases feitas.
Se conselho fosse bom
•• Quem avisa amigo é. Seria bom o presidente da República, Michel Temer já ir organizando um substituto para o ministro da Justiça, Osmar José Serraglio. Esse que aí está não vai suportar o vento que vem do Sul…
Pior não fica
•• Pesquisa Datafolha dá alerta vigoroso para os interessados no Brasil: retrato do vazio político e piora da economia. Na coluna Decifra$ (Migalhas) da última terça-feira (2), Francisco Petros aponta que a economia deixa manca a possibilidade de qualquer inversão mais rápida no cenário.
Oposição de verdade
•• Enfim o deputado Sergio Majeski (PSDB) terá o espaço de destaque que tanto vem trabalhando no legislativo estadual capixaba. Após uma questão de ordem, levantada pelo próprio tucano, a Mesa Diretora da Ales autorização a criação da oposição oficial ao Governo do Estado. Conforme outras casas de lei em todo o Brasil e seguindo o modelo da Câmara Federal e do Senado, além de liderança do governo, o Palácio Anchieta terá a oposição ao governo. Tudo indica que esse cargo ficará, justamente com Majeski, uma vez que é o único deputado estadual que assume esta postura.