NOVA DESEMBARGADORA DO TJES
A desembargadora Débora Maria Ambos Corrêa da Silva é a mais nova integrante da Corte Capixaba. A magistrada foi promovida à unanimidade ao cargo, pelo critério de antiguidade, durante a sessão do Tribunal Pleno, realizada quinta-feira, dia 22. Após a abertura dos trabalhos pelo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira, o primeiro a votar foi o desembargador Annibal de Rezende Lima, que destacou as qualidades pessoais e profissionais da nova desembargadora. O desembargador Annibal ainda lembrou toda a trajetória da juíza Débora, que soma 29 anos dedicados ao Judiciário capixaba. Formada em 1989 pela Universidade Federal do Espírito Santo, a nova desembargadora ingressou na magistratura em 1994 e, desde então, atuou nas Comarcas de Pedro Canário, Nova Venécia, Afonso Cláudio, Serra e Vitória, em Várias Varas Cíveis e Criminais.
EX-INQUILINO CONDENADO
O juiz da 1ª Vara de Conceição da Barra negou o pedido de indenização por danos morais feito pelo ex-inquilino à proprietária do imóvel que alugava. E, em pedido contraposto, feito pela requerida, o magistrado condenou o autor da ação ao pagamento de R$ 1.558,71 e reparação moral no valor de R$ 2 mil. Segundo o processo, o locatário entrou com a ação com a alegação de que a dona da casa estava mantendo seus bens, como geladeira, fogão, documentos e roupas, no local, o impossibilitando de obter os itens de volta após a entrega do imóvel. Contudo, a locadora declarou que não proibiu o requerente de reaver os bens deixados e apresentou um pedido contraposto, no qual pediu a condenação do autor devido a contas de água e energia que não foram pagas, bem como a reparação de local que foi destruído no imóvel. Além disso, a proprietária também pediu reparação por danos morais, visto que teve seu nome inscrito em órgão de proteção ao crédito por causa de contas de energia não quitadas. O magistrado responsável pela análise do caso observou que o ex-inquilino não apresentou provas de qualquer conduta ilícita da proprietária do imóvel, motivo pelo qual julgou improcedentes seus pedidos. Processo nº 0001387- 50.2016.8.08.0015
EMPREGOS NO ESPIRITO SANTO
O Espírito Santo registrou de abril de 2022 a abril de 2023 um saldo positivo de 47.527 mil empregos gerados. Nesses 13 meses, as micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis por 71,5% dessas oportunidades, ou seja, 34 mil empregos. Nesse mesmo período, os pequenos negócios registraram apenas um saldo negativo, no mês de dezembro. Os dados fazem parte do levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). “As micro e pequenas empresas já se consagraram como a força motora da economia no Espírito Santo, se destacando na geração de emprego e renda para os capixabas. Tudo isso é reflexo de um trabalho colaborativo para o fortalecimento de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento dessas empresas no estado”, ressalta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
CONSUMO DE ALIMENTOS
Com o objetivo de incentivar o gosto pelo consumo de alimentos saudáveis e conscientizar sobre a sua importância para o desenvolvimento do corpo, alunos do Ceim Mariana Batista Pompermayer, no bairro Santa Cruz, em Linhares, participaram do projeto institucional “Alimentar-se bem é bom demais!”. Segundo a diretora, Rosângela Dadalto Coradini, osestudantes participaram de atividades lúdicas e dinâmicas, vivenciando diversas experiências com os alimentos, dentre elas, preparação de receitas, apreciação de histórias, degustação de frutas e saladas, além da confecção de cartazes e gráficos. “Eles amaram os sabores, as cores, as texturase as possibilidades de transformar os ingredientes em novos alimentos. Alguns alunos consumiram legumes e frutas que nunca haviam provado. Além disso, o cardápio oferecido pela escola passou a ser ainda mais aceito pelos alunos, principalmente os lanches com frutas”, comentou a diretora.
REMATRÍCULA DA CHAMADA PÚBLICA
A Secretaria da Educação (Sedu) abriu ontem, dia 26, o período de Rematrícula da Chamada Pública Escolar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo, para o segundo semestre letivo de 2023. A Rematrícula deve ser realizada por meio do Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges) até o dia 06 de julho de 2023. Clique AQUI e faça a sua rematrícula. O estudante que tiver dificuldade pode procurar a escola que deseja estudar e solicitara rematrícula. A rematrícula assegura ao estudante a continuidade de estudos na mesma ou em outra unidade escolar, considerando série/ ano/etapa e o tipo de ensino/ modalidade. Já a matrícula é o ato formal de ingresso em curso, etapa ou modalidade de ensino e de vinculação do estudante à unidade escolar, realizada e registrada em ficha própria, individual, por meio convencional (na escola desejada) ou eletrônico, por meio do Seges.