OPORTUNIDADE DE EMPREGO
O Sine Linhares começou ontem com oferta de 184 oportunidades de emprego para todos os níveis de escolaridade. Armador, auxiliar administrativo, camareira, carpinteiro, garçom, pedreiro, recepcionista, trabalhador rural e vendedor, estão entre as vagas disponíveis que podem ser acessados no painel https://linhares. es.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/PAINEL–DE-VAGAS-20-03-2023.pdf. O candidato interessado em concorrer e estiver dentro do perfil da vaga deverá comparecer à agência munidos dos seguintes documentos: CPF, RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e comprovante de residência O horário de atendimento ao público é das 8 às 13 horas. A agência está localizada à avenida Governador Carlos Lindenberg, 660, no Centro.
FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO
Na Semana da Água, o Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, publica a 15ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 maiores municípios do Brasil. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades. Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico vivido no país. A falta de acesso à água potável impacta quase 35 milhões de pessoas e cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde da população que diariamente sofrem, hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica. Os dados do SNIS apontam que o país ainda tem grandes dificuldades com o tratamento do esgoto, do qual somente 51,20% do volume gerado é tratado — isto é, mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.
MOTO ROMARIA EM IBIRAÇU
O Santuário Diocesano acolheu, no último domingo, dia 19, mais de 150 motociclistas que chegaram em suas motos para celebrar aos pés da Mãe da Saúde, em Ibiraçu. A Moto Romaria foi organizada com o apoio de grupos locais e marca este ano em que o Santuário comemora seu jubileu de prata. A turma foi acolhida pelo reitor, padre Luismar Passarelli, e pelos fiéis presentes, pois muitos que participaram da missa anterior permaneceram no local para acompanhar os motociclistas que chegaram buzinando e roncando os motores. Foi um momento bonito e emocionante! Padre Luismar presidiu a santa missa e, logo após, foi servido um almoço especial.
ICMS DO CAFÉ MAIS BAIXO
Os Governos do Espírito Santo e de São Paulo estão alinhados para propor a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do café Conilon na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que será no dia 31 de março próximo. O objetivo é baixar a atual alíquota de 12% para 7%, mesmo patamar do imposto recolhido para o café arábica. No encontro de lideranças empresariais e políticas realizado em São Paulo, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, apresentou detalhes da movimentação. A comitiva de empresários capixabas que esteve em São Paulo na última semana, em busca de investimentos para o Estado, contou também com a presença do presidente da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel, Luiz Carlos Bastianello. Ele é dirigente da maior cooperativa de café Conilon do Brasil, que somente em 2022 recebeu 2.043.928 sacas de café e fechou o ano com 7.270 produtores cooperados.
PREVENÇÃO AO CÂNCER DE COLO
Ao longo do mês, a campanha Março Lilás vem para alertar sobre a prevenção e conscientização do câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer que mais afeta as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). E a data no calendário deve ser também uma oportunidade para ampliar a conscientização sobre outros tipos de tumores ginecológicos, entre eles os de corpo do útero (endométrio) e ovário. Juntos, os cânceres que afetam o sistema reprodutor feminino correspondem a mais de 30 mil novos diagnósticos todos os anos e ainda esbarram na falta de conhecimento sobre prevenção e formas de detecção precoce, essenciais para frear as taxas de letalidade pela doença. O Inca aponta que para 2023 são esperados 17.010 novos casos de câncer de colo de útero, mais comum em mulheres consideradas jovens, na faixa dos 35 a 44 anos. Já os tumores ovarianos e de corpo uterino se tornam mais prevalentes naquelas acima de 50 anos e são responsáveis por mais de 6.500 novos diagnósticos a cada ano, respectivamente. A oncologista Angélica Nogueira, do Grupo Oncoclínicas, alerta a importância da vacina contra HPV, um fator importante e que não pode ser deixado de lado. “Mais de 90% dos casos do câncer do colo do útero estão ligados ao HPV. Infelizmente, apenas um terço das meninas são vacinadas no Brasil e isso pode impactar diretamente no problema. Isso poderia reduzir em até 95% as chances de desenvolvimento da neoplasia”.