Guerino Zanon lidera pesquisa com 71,3 %
Pesquisa do Instituto Futura realizada a pedido do jornal A gazeta e publicada na última quinta-feira, 7, deixou o candidato a prefeito Guerino Zanon (PMDB) muito confortável, com 71,3% das intenções de votos.
Em segundo lugar está a candidata Eliana Dadalto (PTC) com 6,8% enquanto o candidato do PSD, Doutor Cardia tem 3,3% das intenções de votos, o professor João (PT) tem 2,3% e o ex-secretário Rodrigo Paneto do PPS tem 1,3% das intenções de voto.
Vale ressaltar que a pesquisa apurou também que Guerino Zanon lidera em todos os níveis de escolaridade e classes sociais.
Ao tomar conhecimento do resultado Guerino Zanon disse que o povo sabe avaliar seu trabalho e quer prosseguimento das ações por ele implantadas durante três mandatos em todos os setores da administração municipal, e promete continuar sua luta para que Linhares prossiga o seu desenvolvimento.
Crescimento
Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, o crescimento da rede pública estadual do Espírito Santo é o maior registrado desde que o indicador foi criado, em 2005. Com uma expansão de 0,3 pontos (ou cerca de 9% com relação a 2013), o Ensino Médio da rede estadual, que representa 293 escolas e mais de 107 mil estudantes do Estado, atingiu 3,7 pontos em 2015, subindo da décima primeira para quarta posição no país. Os dados foram divulgados quinta-feira (08), pelo Ministério da Educação (MEC). O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, atribui o crescimento as diversas ações que estão sendo implantadas no Estado. “O Ensino Médio é a nossa prioridade. Programas como Escola Viva e Jovem de Futuro estão fazendo a diferença nas escolas e para os estudantes. Já começamos a ver resultados com apenas um ano de implantação e desenvolvimento. Para nós, o Ideb reafirma que estamos no caminho certo. Somos o segundo estado que mais cresceu: saímos de 3,4 em 2013 para 3,7 em 2015”.
Campanha multivacinação
A Campanha Nacional de Multivacinação – que será realizada entre os dias 19 e 30 deste mês de setembro, com o Dia D no dia 24 – visa atender crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos 11 meses e 29 dias) e crianças e adolescentes na faixa de 9 a menores de 15 anos (até 14 anos 11 meses e 29 dias). A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) destaca que o objetivo é colocar em dia a carteira de vacinação de quem estiver com o esquema vacinal incompleto ou desatualizado. A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, orienta que pais e responsáveis levem as crianças e os adolescentes das faixas etárias estabelecidas a uma unidade de saúde municipal, nesse período, para que a carteira de vacinação seja avaliada. Segundo ela, serão ofertadas na campanha todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente.
Credenciamento
O Ministério da Saúde credenciou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brejetuba, no Espírito Santo para participar do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). O novo projeto tem o objetivo de arrecadar recursos para estimular e desenvolver ações de reabilitação/habilitação e promoção da saúde das pessoas com deficiência. No total, 40 entidades de 14 estados do país foram credenciadas ao Pronas e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). As propostas das entidades serão apresentadas para avaliação do Ministério da Saúde, conforme estabelecido na portaria Nº 275/2016. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a chegada de mais instituições ao programa é importante para o desenvolvimento de ações do SUS.
Comercialização de café
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comercializou 92,65% do café colocado à venda na quinta-feira (8) por meio de três leilões eletrônicos. Foram comercializadas 3,89 mil toneladas das 4,19 mil ofertadas. O total obtido com as operações, previstas nos avisos 138,139 e 140, foi de R$ 29,47 milhões. O produto, café arábica em grãos, está estocado em armazéns de São Paulo e Minas Gerais. Os poucos lotes não comercializados estão em Uberlândia/MG e Bauru/SP. As operações continuarão até o fim do ano, para atender estratégia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de regular o mercado interno, em virtude da elevação dos preços do produto.
Laboratório no Ceunes
O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) localizado no Campus São Mateus terá um laboratório para análise de resíduos em produtos da agropecuária. O investimento será realizado com R$ 350 mil em recursos direcionados pelo deputado Federal Evair Vieira de Melo (PV-ES). De acordo com o reitor do Ceunes, Roney Pignaton da Silva, o laboratório será montado na Fazenda Experimental do Ceunes. “O espaço físico está disponível e agora com os recursos será possível adquirir os equipamentos necessários para implantar o laboratório e colocá-lo à disposição dos produtores rurais e profissionais que atuam no setor, comunidade acadêmica e sociedade em geral”.