ESCOLA DO LAGOA DO MEIO REALIZA EXPOSIÇÃO DE ARTE
A exposição “Arte Abstrata e Geométrica”, da Emef Elza Roni Scarpati, realizada no último sábado, 01, teve suas telas confeccionadas pelos alunos em sala de aula e que se inspiraram no reconhecimento de figuras planas. “A exposição foi sensacional e em torno de 300 pessoas prestigiaram o trabalho feito pelos estudantes. Foi um momento de socialização entre escola e comunidade, muito bacana”, comentou o professores de Matemática Hercules Smarçaro Marchiori, que junto com as professoras Taise Costa de Souza Nunes, e Elisângela de Paula Alves conduziram as atividades. Foto: Kevyn Fracalossi
JULHO AMARELO
Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais, o conhecido “Julho Amarelo”. E a Secretaria da Saúde (Sesa) chama atenção para a campanha e a importância de manter a população informada sobre a prevenção, diagnóstico e o tratamento das hepatites. A hepatite é a inflamação do fígado, e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. As hepatites virais são inflamações causadas por vírus e que podem ser classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. São doenças silenciosas, na maioria dos casos.O coordenador do Programa Estadual de Hepatites Virais, o médico infectologista Marcello Leal, conta que para o ano de 2023, o Ministério da Saúde realizará nos próximos dias 10, 11 e 12 de julho um seminário com a presença das referências nacionais, estaduais e municipais para debater a eliminação das hepatites virais B e C no Brasil.
PORTO ORGANIZADO DE VITÓRIA
A Log-In Logística Intermodal, grupo de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de Cabotagem e Mercosul, recebeu, na última segunda-feira retrasada, 16, o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no Porto Organizado de Vitória, no Espírito Santo. O objetivo do encontro foi apresentar os negócios do grupo Log-In, como player relevante na Cabotagem e operador de transporte multimodal, bem como o plano de negócios do terminal portuário multipropósito capixaba, com ênfase no projeto em andamento de modernização do TVV, com previsão para finalização ainda em 2023. Na agenda, foi possível ainda dividir com o Secretário as expectativas de melhoria na infraestrutura para os usuários do porto a partir da chegada da nova autoridade portuária local Vports, agora desestatizada. Para a viabilização do plano de modernização, já foram investidos aproximadamente R$147 milhões em equipamentos, automação e aumento de capacidade do terminal. Entre os destaques estão a aquisição de novos equipamentos, como os reach stackers, a fim de assegurar maior confiabilidade e segurança nas operações do terminal.
MOTORISTA CONDENADO EM FUNDÃO
Três mulheres, representadas por sua genitora devido a sua menoridade à época dos fatos, ingressaram com uma ação de reparação de danos contra um motorista de caminhão que teria atropelado o pai das autoras. De acordo com as informações publicadas, o genitor das requerentes atravessava a rodovia quando foi atingido pelo caminhão. Segundo os autos, a vítima foi socorrida e levada ao hospital, no entanto, devido à gravidade dos ferimentos, veio a óbito. No boletim de ocorrência consta que o motorista avançou o sinal vermelho, causando a fatalidade. O juiz da Vara Única de Fundão responsabilizou o réu pelo fato ocorrido, e, ponderando que o falecido era parte considerável do sustento da família, determinou que o requerido pague pensão mensal de 50% do salário-mínimo até que as filhas da vítima completem 18 anos ou, se estiverem estudando, concluam o curso, contando a partir da data de falecimento do genitor. Ainda segunda a sentença, o réu deve, também, indenizar as partes autorais por danos morais, como forma de reparar a situação suportada, fixando o valor de R$ 50 mil, levando em consideração o critério da razoabilidade. Processo nº 0001298-02.2010.8.08.0059
ENCONTRO DE FORMAÇÃO E CONTROLE
Estão abertas as inscrições para os cursos do Encontro de Formação e Controle (Enfoc) que serão realizados em Santa Teresa. Os municípios da região compõem o quinto polo a receber as atividades do Enfoc em 2023. Além dos gestores públicos do município de Santa Teresa, também podem se inscrever nos cursos os gestores e servidores de Fundão, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Pancas, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e São Roque do Canaã. As atividades serão realizadas de 5 de julho a 5 de setembro, a depender do curso selecionado elo participante. Os encontros acontecerão no Senac Santa Teresa, rua Bernardino Monteiro, 682, bairro Pinheiros. Clique AQUI para ver os cursos disponíveis e fazer a inscrição.
ENCONTRO DE FORMAÇAO E CONTROLE II
Abertura – Se os cursos do Enfoc serão ministrados em Santa Teresa, a abertura do encontro será realizada no município de Santa Leopoldina. O evento do dia 5 contará com a presença eapresentações do conselheiro Rodrigo Chamoun, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), da secretária de Controle Externo de Políticas Públicas e Sociais, Cláudia Matiello, da secretária de Controle Externo de Fiscalizações,Flávia Holz, e da secretária de Controle Externo de Contabilidade, Economia e Gestão Fiscal, Simone Velten. Ao final do encontro haverá um momentopara que os participantes possam tirar dúvidas e interagir com os palestrantes. O Encontro de Formação em Controle (Enfoc) do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) oferece cursos de atualização e aperfeiçoamento a gestores, secretários, vereadores e servidores municipais, com os mais diversos temas ligados à gestão das contas públicas. Os cursos são ministrados por técnicos altamente qualificados pela Corte de Contas. O Enfoc será realizado no Polo Santa Teresa entre os dias 5 de julho e 6 de setembro.