•• A Secretaria Municipal de Agricultura, reuniu-se com produtores da região do Farias, para apresentar os resultados da primeira etapa do projeto de construção de caixas secas, que contemplou com cerca de 280 unidades, a região de Córrego Polidoro. A ação, que aconteceu quarta-feira, 17, faz parte do Plano Municipal Agropecuário – Plano Agro, e visa contribuir para o aumento na oferta hídrica, minimizando os efeitos negativos originados por crise hídrica. O secretário Franco Fiorot apresentou, ainda, o programa de cafeicultura.
Segundo a secretaria, com as última chuvas que ocorreram em Linhares, foram garantidos cerca de 3 milhões de litros de água armazenados nas caixas secas construídas, podendo chegar, conforme novas ocorrências de chuvas, a 15 milhões de litros de água infiltrados no solo, por ano. A iniciativa foi apresentada, acatada pelos produtores da região e os trabalhos desenvolvidos nas estradas vicinais e em algumas propriedades localizadas próximas aos afluentes da microbacia do Córrego Farias, pertencente à sub-bacia do Rio Ibiribas. A próxima fase de construção de caixas secas no Farias já está em andamento, e contemplará as regiões que compreendem os córregos Primavera e Esgoto.
Outra importante ação da pasta apresentada aos produtores foi o programa de cafeicultura, que visa melhorar a qualidade do café conilon, produzido na região. A proposta irá capacitar os cafeicultores interessados, com técnicas de aprimoramento da produção. “A proposta é reunir os produtores interessados e capacitá-los, através de profissionais especializados no cultivo do conilon. Essa proposta é de grande importância, pois a troca de informações e conhecimento de novas tecnologias no plantio, colheita e armazenamento garante uma melhor qualidade do produto, bem como melhores oportunidades de negociação”, explica Franco Fiorot.
São Rafael
•• Foi dado início, pela Secretaria de Agricultura, a construção de caixas secas na região de São Rafael, priorizando as microbacias dos córregos de São Sebastião, da Onça, Quati e Timirim.
Foto: Jornal O PIONEIRO
Matéria publicada na página 07 da edição do Jornal O PIONEIRO do dia 25 de janeiro de 2018