•• Estudante do 4º ano do ensino fundamental, Ana Clara Nascimento, 10 anos, conquistou o primeiro lugar no Espírito Santo no concurso do Agrinho 2017, na categoria desenho e como prêmio recebeu um notebook entregue pela secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli na tarde de ontem, dia 13. Ana Clara é estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Marília de Rezende Scarton Coutinho, no bairro Interlagos e explica que compreendeu a importância da saúde e do setor rural para a cidade. Os professores e colegas de sala de Ana Clara vibraram com a notícia.
“Aprendi que sem o campo não há cidade e que a maioria dos alimentos que compramos no supermercado vem da fazenda, das regiões agrícolas do nosso Município”, salientou a estudante, que ao se aprofundar no tema saúde percebeu a importância dos alimentos saudáveis na alimentação que até deixou de comer biscoitos industrializados. Com objetivo de complementar as atividades de aprendizagem entre os alunos do ensino fundamental, o programa propõe que os integrantes tenham contato com assuntos que fortaleçam uma educação crítica e reflexiva.
Na edição de 2017 o tema trabalhado foi Saúde. A professora da estudante, Cintia de Oliveira Largura Hofman, ficou feliz e emocionada com a conquista da aluna. Na avaliação da educadora, trabalhar os temas oferecidos pelo Agrinho é uma experiência profissional gratificante. “Trabalhamos o tema da conexão campo e cidade em todos os anos e o resultado foi excelente, já que envolveu toda a escola e também a família de nossos estudantes”, reforça.
Para a mãe de Ana Clara, Eucirlei Carla Molinari, os temas desenvolvidos pelo Agrinho despertaram nas filhas – Ana Clara é gêmea da Maria Vitória – um interesse especial pelas artes. “Acredito que o desafio despertou nelas o desejo de aprender mais. Mais que o prêmio, o projeto deixa lições que elas levarão para a vida. Estou bastante feliz com o desempenho da Ana Clara e da Maria Vitória”, opina. Maria Vitória também participou ativamente das atividades desenvolvidas em torno do programa Agrinho.
Mais premiações
•• Outros dois alunos de escolas municipais ficaram entre os 10 melhores trabalhos da edição 2017 do programa Agrinho no Espírito Santo. São eles: Ysaque dos Santos Rodrigues , do 2º ano da EMEF Antonio Fernandes de Almeida, também no bairro Interlagos, na categoria desenho; e a aluna Manuela Pereira Delaia, do 8º ano da EMEFM Marília de Resende Scarton Coutinho, que receberam mochilas como premiação pelo desempenho.
A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, lembra que o envolvimento dos professores e alunos junto às famílias foi estimulante e a atuação dos parceiros foi essencial para o êxito do programa no âmbito municipal. “Temos estabelecido parcerias públicas e privadas e os resultados não poderiam ser mais positivos, como os que apresentamos no projeto Agrinho este ano. Conseguimos levar aos alunos da rede conhecimento sobre a importância da saúde nas mais diversificadas áreas como meio ambiente e outros temas transversais. É com muito otimismo que divulgamos a expectativa de atingir ainda mais estudantes para o ano que vem”, pontua.
Foto: Divulgação
1 comentário
Que sirva de modelo para nossas crianças!! 0_0