Chegou aquela época do ano em que as redes sociais são inundadas com selfies na praia, na piscina, nas festas de fim de ano… Enfim, não importa onde, tem câmera clicando as férias de alguém! E, segundo a fotógrafa linharense Janaína Lima, não precisa ter câmera profissional pra arrasar nos registros com a família e os amigos
“Dá pra fazer fotos boas com o celular! A melhor forma de aproveitar o aparelho é conhecer todas as funções que ele oferece”, confidencia. Depois de entender direitinho como funciona o seu telefone, conte com a ajuda de aplicativos específicos para o trabalho. Janaína recomenda dois: Snapseeds e VSCO, ambos cheios de ferramentas para potencializar a câmera do celular.
Chegou a hora de tirar o selfie. “Segure a câmera mais acima do rosto para enquadrar melhor. Nada de fotografar de baixo pra cima: o rosto sempre fica esquisito nesse ângulo”, explica. E nada de “duckface”, as famosas fotos de “biquinho” estão fora de moda, conta Janaína.
Se o objetivo for usar a câmera traseira do celular para a selfie usando a mão ou alguma haste de sustentação como um “pau de selfie”, não tem segredo pra acertar a foto. “Só com treinamento para conseguir um bom ângulo nessas circunstâncias. Fotos de cima pra baixo costumam funcionar melhor”.
Outra dica importante é saber o que se quer retratar na imagem antes de tirá-la. Escolha o foco do registro e tente ao máximo focar nesse objeto ou ponto na hora de fotografar. “Se for fotografar uma paisagem, por exemplo, é interessante observar a linha do horizonte para tentar mantê-la reta na foto. Fica mais bonito”.
Mas a dica de ouro, segunda a fotógrafa, é observar o horário para a foto. Quer registrar aquele lugar paradisíaco onde está passando férias? Prefira o amanhecer ou o anoitecer! “Os melhores horários são os primeiros 15 minutos após o nascer do sol e os últimos 15 antes do anoitecer. A luz nesses momentos deixa a foto linda”.
Mas, se a foto precisar rolar ao longo do dia, saia do sol e tente fotografar à sombra. Evite ao máximo fotografar em horários próximos ao meio dia, já que as sombras de cima pra baixo podem deixar a imagem estranha. Para fotos no espelho, observe tudo o que aparece no reflexo e limpe bem o vidro antes do clique.
Se tem crianças na foto, mantê-las quietas para a foto pode ser bem difícil. Segundo Janaína, uma das ferramentas para conseguir a pose é explicar o que está acontecendo para os pequenos. “Mostre-as na câmera frontal para que elas entendam o que você está tentando fazer”.
Quer fazer aquela selfie na festa de fim de ano, formatura ou na rua mesmo? Tem dica pra foto noturna também! “Procure uma fonte de luz e se posicione à frente dela, nunca abaixo, no caso de poste de iluminação pública, por exemplo. A câmera frontal não costuma ajudar nessas horas, então, pode ser mais vantajoso pedir a alguém que tire a foto com a câmera traseira do seu celular”, aconselha Janaína.
Chegou a hora de postar as fotos nas redes sociais. Tem dica pra isso também: “Não coloque tudo de uma vez! Escolha as melhores e vá postando uma de cada vez ao longo de um período. Isso vai aumentar o engajamento das publicações, ou seja, mais atenção com curtidas e comentários nas redes”, garante Janaína.
Anotando
• conheça as funções do seu celular;
• baixe aplicativos que potencializem a câmera, como Snapseed e VSCO;
• tire selfies de cima pra baixo e nunca o contrário. Nada de “duckface”;
• se quer usar a câmera traseira, vale treinar o enquadramento antes de sair;
• saiba o que você quer mostrar com a foto antes de clicá-la;
• alinhe o celular com o horizonte;
• os 15 minutos após o nascer do sol e os 15 antes do anoitecer têm a melhor luz para fotos;
• evite fotos sob o sol próximo ao meio dia;
• mostre como funciona a câmera para manter crianças quietas na hora da foto;
• à noite, se posicione em frente a uma fonte de luz, nunca abaixo dela;
• poste sempre as fotos uma de cada vez ao longo de um período.
Matéria publicada na página 04 da edição do Jornal O PIONEIRO 29 de dezembro de 2016