O Espírito Santo sediou, nesta quinta-feira, 25, a etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, reunindo pescadores artesanais, aquicultores, pesquisadores, representantes de entidades do setor e gestores públicos para discutir os desafios e as perspectivas da atividade no País. A abertura do evento foi realizada na sede da Petrobras, em Vitória.
Retomada após 16 anos, a conferência tem como tema “Pesca e Aquicultura: de Política de Governo a Política de Estado” e busca fortalecer a participação social na construção de propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura brasileiras.
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, participou da abertura acompanhado da equipe de pesca da Seag e destacou a importância do evento para a definição de políticas públicas voltadas ao setor.
Durante os debates, os participantes discutiram sobre a valorização das comunidades tradicionais, a equidade de gênero, o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado e os desafios das mudanças climáticas.
Construção de propostas para a etapa nacional
As conferências estaduais têm como objetivo consolidar propostas que serão encaminhadas para a 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, prevista para acontecer entre os dias 11 e 13 de novembro de 2026, em Brasília (DF).
Além da elaboração de propostas, o encontro também foi responsável pela eleição dos delegados que representarão o Espírito Santo na etapa nacional, levando as demandas e prioridades definidas pelos participantes capixabas.
Foto: Secom Linhares


